Portal Veloz

Combate à dengue: 11º mutirão em Campinas visita 5,7 mil imóveis e retira 1.697 toneladas de resíduos

O trabalho para orientar a população reuniu 150 pessoas, incluindo agentes de saúde, voluntários e funcionários de uma empresa contratada

 A Secretaria de Saúde de Campinas visitou 5.717 imóveis durante o 11º mutirão contra a dengue e outras arboviroses em 2025. A ação ocorreu sábado, 28 de junho, quando foram visitados comércios e residências nos bairros Jardim São José, Parque Oziel, Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago Continuação, Jardim das Bandeiras e Jardim Santa Cruz.

O trabalho para orientar a população reuniu 150 pessoas, incluindo agentes de saúde, voluntários e funcionários de uma empresa contratada para remover possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika vírus. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, acompanhou a mobilização.

“Sempre que tenho oportunidade faço questão de estar presente. Mudar os hábitos não é uma tarefa fácil, mas estamos aqui com essa função. E é fundamental o apoio da população para, uma vez por semana, olhar nas suas casas e quintais para acabar com a água parada e dessa forma reduzir a proliferação do mosquito da dengue”, ressaltou.

O mutirão teve como ponto de encontro a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Benevenuto de Figueiredo Torres, no Jardim São José. Foram trabalhados 2.988 imóveis, o equivalente a 52,2%, enquanto os demais 47,7% deixaram de ser acessados por estarem fechados, desocupados ou até mesmo em virtude da recusa de alguns moradores.

Servidores da Secretaria de Serviços Públicos removeram 1.697 toneladas de resíduos descartados irregularmente e limparam 48 bocas de lobo entre terça, 24, e sábado.

A ação contou também com apoio de profissionais das secretarias de Habitação, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.

O que já foi feito em 2025?

Controle de criadouros: 579.626 visitas a imóveis (até 16/6).

Nebulização: visitas a 133.592 imóveis (até 16/6).

11 mutirões (até 28/6).

30.349 toneladas de resíduos retirados em ações (até 28/6).

137 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 7/6).

250 servidores brigadistas.

300 servidores capacitados.

Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 74.429, sendo 22.486 reencaminhados aos serviços de saúde (desde fevereiro de 2024 até 29 de junho de 2025)

53 capacitações para profissionais de saúde. 

Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos.

Assistência

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

Comitê de prevenção

A Prefeitura conta com um Comitê de Prevenção e Controle de Arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Desenvolvimento e Assistência Social. Também participam Defesa Civil, Serviço

×

Buscar no Portal Veloz