Durante toda esta semana as equipes do Controle de Arboviroses de Sumaré, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, percorreram em várias regiões do município. Nesta sexta-feira (21), os agentes de endemias realizaram ação especial na Escola Estadual Professor Cândido José Martinez, no João Paulo II. Durante toda a tarde, os alunos prestigiaram, de forma lúdica e didática, as orientações sobre dengue e escorpiões.
O evento contou com a presença do Mosquitão da dengue, mascote do setor, que interagiu com as crianças no decorrer das palestras. Os agentes falaram da importância em manter os quintais livres de criadouros do mosquito da dengue, mostrando ainda os trabalhos que são realizados na cidade. Os alunos aprenderam também sobre os escorpiões e o que se deve fazer quando encontrar um animal peçonhento.
“Contamos com uma tarde muito especial, sabemos que as crianças são multiplicadoras e que irão levar para a casa o que aprenderam hoje. Agradecemos os colaboradores da escola por terem recebido nossa equipe tão prontamente, essas parcerias são muito importantes no trabalho de combate à dengue e também para evitar acidentes com animais peçonhentos”, ressaltou a superintendente da Vigilância em Saúde, Denise Barja.
Outras ações
Durante a semana, os agentes de endemias realizaram vistorias em Imóveis Especiais. Estiveram no prédio da USF (Unidade de Saúde da Família) e PA (Pronto Atendimento) CIS Nova Veneza, escolas municipais e estaduais. A equipe esteve ainda com trabalhos em Pontos Estratégicos, dessa vez no Vila Flores, na Estrada Mineko Ito.
Outras equipes continuaram com as ações na região do Maria Antônia e realizaram nebulização costal, carro fumacê, visitas casa a casa, busca ativa de casos suspeitos e positivos da doença. Além do trabalho de verificação dos quintais, aplicação de larvicidas, quando necessário, retirada dos materiais inservíveis e entrega das telas milimétricas. Os moradores contaram também com orientações da equipe e panfletagem sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito.
Até o momento, o município registrou 2.882 notificações, com 1.337 casos positivos de dengue e três óbitos em decorrência da doença.
Foto: Prefeitura de Sumaré