Portal Veloz

Com apoio do Legislativo, alunos de medicina da São Leopoldo Mandic devem atuar mais no SUS de Limeira

A ampliação da participação da Faculdade São Leopoldo Mandic por meio dos estudantes de medicina no Sistema Único de Saúde (SUS) de Limeira é uma das propostas do vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da Câmara Municipal, para melhorar a saúde pública.

O parlamentar esteve na última quinta-feira, 22 de maio, na faculdade, e conversou com a diretora Elaine Cristian Batista Hipólito e com o professor e médico Joaquim Raposo. Na oportunidade, reforçou a intenção de fortalecer a relação do SUS de Limeira com a São Leopoldo Mandic e colocou o Poder Legislativo à disposição para auxiliar nesse processo. Também agradeceu ao presidente do Grupo Leopoldo Mandic, José Luiz Junqueira, pela oportunidade.

“Fiquei bastante satisfeito em ver como está a estrutura do curso de medicina da São Leopoldo Mandic e de saber que há muitos projetos da faculdade para o SUS de Limeira. Queremos essa maior participação e sem dúvidas vamos colaborar nesse processo para ajudar a fortalecer a relação com a rede pública de saúde”, afirmou Everton.

A Faculdade São Leopoldo Mandic, conforme Everton, atua hoje na Sociedade Operária Humanitária, tendo alunos nos setores de ginecologia, obstetrícia, pediatria, psiquiatria, clínica médica, cirurgia e UTI, com perspectivas de aumento. São, por exemplo, 16 alunos em estágio, além de internato e residência em clínica médica e psiquiatria.

“A Humanitária é hoje o campo de estágio da São Leopoldo Mandic. É um processo que está no início e que tem perspectivas de aumento. Por isso a importância de ampliar esses projetos do ponto de vista de atendimento ao SUS de nossa cidade”, declarou o vereador. Everton também destacou a qualidade do curso de medicina ofertado em Limeira. “É uma faculdade de excelência, que contribuirá para a formação de bons profissionais.”

O Ministério da Educação (MEC) autorizou e credenciou a faculdade para iniciar o curso de medicina na cidade em 2023, com as aulas tendo início no segundo semestre daquele ano.

A abertura fez parte do Programa Mais Médicos, que tem entre os objetivos o fortalecimento do SUS com a descentralização da oferta de cursos e promoção da qualidade da formação médica.

 

Foto: Câmara de Limeira

×

Buscar no Portal Veloz