Incidente com balão de 18 metros próximo ao aeroporto de Congonhas resulta em cinco prisões e multa de R$ 20 mil
Neste domingo (02), policiais militares prenderam cinco pessoas que tentavam resgatar um balão de 18 metros que caiu nas imediações do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, o balão representava um risco ao espaço aéreo. A Aena, concessionária responsável pelo aeroporto, ainda não se manifestou sobre o incidente.
Agentes do 2º Batalhão de Policiamento Ambiental receberam informações sobre a presença de diversos balões nas proximidades das pistas do aeroporto. Um dos balões, com 18 metros de altura, foi identificado perdendo altitude na rua Vergueiro, uma das mais movimentadas da zona sul.
O balão, que carregava uma bandeira de 25 metros impulsionada por uma tocha incendiária, atraiu cerca de 100 indivíduos em motocicletas que tentaram resgatá-lo quando ele caiu na rua General Chagas Santos. Alguns dos envolvidos chegaram a escalar portões de residências na tentativa de recuperar o balão.
Cinco pessoas foram detidas e multadas em R$ 20 mil, mas responderão ao processo em liberdade. Soltar balões é considerado crime ambiental no Brasil, com penas que podem chegar a três anos de prisão. O artefato foi retirado de três residências e um estabelecimento comercial, apresentando riscos de incêndio e curto-circuito na rede elétrica.
O balão foi levado à sede da 2ª Companhia de Policiamento Ambiental, onde será destruído.
Fonte e Foto: R7