Neste 12 de abril, Limeira (SP) relembra o incêndio que atingiu o Mercado Municipal. O caso aconteceu em 2020, em um domingo, e causou a destruição da estrutura principal do espaço localizado na região central da cidade.
O incêndio começou no início da tarde e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Limeira, Piracicaba, Rio Claro e Cordeirópolis. Quatro pessoas estavam no local e saíram sem ferimentos. A Polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil atuaram no isolamento da área e na retirada de bens dos comerciantes.

Foto: Wagner Morente
Um laudo da Polícia Civil concluiu que a causa do incêndio foi um curto-circuito entre os boxes 11 e 17. No local havia materiais combustíveis e a estrutura elétrica apresentou falhas. O inquérito foi arquivado após a conclusão de que não houve ação criminosa.
Dois dias após o incêndio, a Prefeitura de Limeira anunciou a intenção de reconstruir o Mercado Municipal. Segundo a prefeitura, 40% da área pertence ao município e 60% são de comerciantes que possuem os boxes. A divisão existe desde 1988 e impede a execução direta da obra por parte do poder público.
Diversos comerciantes perderam seus pontos de venda no incêndio. Segundo a Associação dos Lojistas do Mercado Modelo Professor Benedicto Carlos Freire, cerca de 85% dos comerciantes atingidos estão em funcionamento em outros locais. Muitos atuam em imóveis alugados ou em feiras da cidade.
O Mercado Municipal tinha 68 lojas no momento do incêndio. As chamas e a fumaça foram vistas de vários pontos da cidade. O prédio foi parcialmente demolido após o rescaldo. As lojas que não foram atingidas foram liberadas para funcionamento cerca de um mês depois do ocorrido.
Até o momento, a única etapa efetivamente concluída da reconstrução do Mercado Municipal é a obra de drenagem na região central, entregue pela gestão de Mario Botion. A obra recebeu investimento de R$ 29,8 milhões e compreende dois reservatórios, com profundidades de 6 e 7 metros, com capacidade para reter até 10 milhões de litros de água das chuvas.

Foto: Prefeitura de Limeira
As galerias foram implantadas da Rua Lavapés até o Mercado. A intervenção, segundo a prefeitura, permitirá maior controle da vazão das águas na região e viabiliza a continuação da reestruturação da área.
Foto de capa: Wagner Morente