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Cidade de São Paulo acelera transição e frota de ônibus elétricos cresce mais de 70% em 2025

O número de ônibus elétricos na cidade de São Paulo saltou de 460 em 2024 para 789 em 2025. Este importante passo rumo à mobilidade urbana sustentável foi destaque do estudo “Implantação de ônibus elétricos na cidade de São Paulo”.

Apresentado durante o LATAM Mobility 2025, o estudo é fruto da Parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), uma iniciativa conjunta entre o ICCT Brasil (Conselho Internacional de Transporte Limpo) e a C40 Cities, que visa acelerar a implantação de ônibus de emissão zero nas principais cidades da América Latina. O material traz dados recentes como o exemplo que dos 789 ônibus zero emissão em operação na capital, 588 são elétricos a bateria e 201 são trólebus alimentados por rede aérea.

A publicação reúne experiências e aprendizados da capital paulista na adoção de ônibus elétricos e busca orientar outras cidades interessadas em avançar com a descarbonização do transporte público. Com uma abordagem técnica, jurídica e operacional, o material conta o processo de transição de São Paulo, que é a cidade com maior frota de ônibus do país. São mais de 13 mil veículos que transportam diariamente cerca de 2,5 milhões de passageiros.

Entre os principais destaques do documento estão:

  • modelo de subvenção parcial adotado pelo município, que já garante uma economia estimada de R$ 4,8 bilhões em 12 anos.
  • Resultados do projeto-piloto, que demonstram uma eficiência energética até quatro vezes maior que os modelos a diesel.
  • Estratégias de recarga, planejamento energético, uso de telemetria e monitoramento da saúde das baterias.
  • A meta estabelecida por lei de zerar as emissões de CO₂ até 2038, com redução de 95% de NOₓ e material particulado.

Recentemente, o ICCT Brasil anunciou que a América Latina ultrapassou, ao final de 2024, a marca de 6 mil ônibus elétricos em circulação — um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Em maio de 2025, esse número já chegou a 6.747 veículos, demonstrando o avanço constante da eletromobilidade na região. Esse cenário acompanha o crescimento da frota paulistana e a aceleração da transição em outras cidades brasileiras, fatores que contribuíram para o Brasil alcançar o 3º lugar no ranking de países da América Latina com maior número de ônibus elétricos em operação, atrás apenas do Chile e do México, líderes na adoção da tecnologia.

Esses números evidenciam o impacto das políticas públicas locais e do modelo de financiamento adotado, consolidando o país como um polo em expansão na mobilidade sustentável.

Cidades brasileiras participam de capacitação inédita

O lançamento do estudo aconteceu durante o 2º encontro do Ciclo de Capacitação em Eletromobilidade, grupo formado para apoiar gestores públicos e democratizar o conhecimento técnico necessário para implementar frotas limpas e auxiliar os municípios na tomada de decisões mais estratégicas e economicamente viáveis.

Participaram da capacitação representantes das cidades de Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Uberlândia, Camaçari, Rio Branco, Fortaleza, Belém, além do estado de Goiás.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer em detalhes as soluções adotadas por São Paulo e outras cidades da América Latina, discutir desafios relacionados ao financiamento, à infraestrutura energética e à atualização tecnológica das frotas, além de estudar modelos de negócio como parcerias público-privadas (PPPs) e modelos de subvenção. Também houve espaço para a troca de experiências sobre o uso de dados e indicadores de desempenho no transporte.

Um guia para o Brasil e a América Latina

Além de São Paulo, outras cidades latino-americanas também compartilham seus avanços na eletrificação da mobilidade urbana por meio da Parceria ZEBRA, consolidando uma rede de aprendizado mútuo. O estudo reforça que não há um único modelo ideal, mas sim a necessidade de adaptar as soluções à realidade de cada município, sempre com foco na eficiência operacional, no bem-estar do usuário e na redução de impactos ambientais.

O estudo completo está disponível para acesso no site da plataforma E-Bus Radar, que monitora a adoção de ônibus elétricos em diversas cidades da América Latina. A publicação foi produzida com apoio técnico do ICCT Brasil e C40 e está disponível para gestores públicos, operadores, fabricantes, entidades do setor e imprensa especializada.

Sobre o ICCT Brasil

O Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil) é uma organização independente fundada para fornecer aos governos e reguladores ambientais pesquisas e análises técnicas imparciais de alta qualidade. Nossa missão é melhorar o desempenho ambiental e a eficiência energética do setor de transportes rodoviário, marítimo e aéreo, a fim de beneficiar a saúde pública e mitigar as mudanças climáticas.

Sobre a C40 Cities

A C40 Cities conecta quase 100 das principais cidades do mundo comprometidas em promover ações climáticas ousadas para criar um futuro mais saudável e sustentável para todos. Os prefeitos das cidades do C40 estão engajados em cumprir as metas mais ambiciosas do Acordo de Paris em nível local, bem como em limpar o ar que respiramos.

 

Foto: Sidnei Santos/SPTrans

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