O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) recebeu dois equipamentos voltados à inclusão de pessoas com deficiência visual. Os aparelhos fazem parte de um investimento em acessibilidade e tecnologia assistiva para garantir mais autonomia a esses alunos.
Um desses dispositivos é a linha Braile, que permite a leitura de conteúdos por meio do sistema Braille, atendendo estudantes com cegueira. O outro equipamento é um leitor de mesa, que amplia significativamente textos impressos, facilitando a leitura para estudantes com baixa visão. Atualmente, 15 alunos do Ceprocamp são diagnosticados com alguma condição visual.
Segundo Ingrid Tanihara, professora de educação especial do Ceprocamp, os novos equipamentos representam um avanço importante na inclusão de alunos com deficiência. “É um recurso de acessibilidade, de tecnologia assistiva, e ele vai ser utilizado para que os alunos consigam acompanhar um curso da mesma maneira que outro aluno que não tem deficiência”, diz.
Antes da chegada dos equipamentos, o material didático era impresso em grandes volumes de papel, já que o uso de computadores e Chromebooks nem sempre conseguia cumprir as necessidades de ampliação. Agora, as novas ferramentas vão melhorar a experiência de professores e alunos nas salas de aula.
A iniciativa faz parte de um processo para tornar a educação profissional cada vez mais inclusiva. Nos próximos meses, mais equipamentos de acessibilidade devem ser entregues ao Ceprocamp.
Foto: Prefeitura de Campinas