A cidade de Campinas ganha um sabor especial no último sábado de maio, dia 31. Guacamole, pimenta (chilli) e tequila são famosas iguarias mexicanas presentes nas tradicionais oferendas em homenagem aos mortos que, na terra de Chaves, Carrossel e RBD, acontecem numa colorida composição que mescla festa e cerimônia.
O espetáculo Cuentos Para Día de Muertos, trazido ao Brasil pela atriz Brissia Yeber, é uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as origens e as lendas relativas à essa curiosa forma de recordar os que partiram, de maneira bem diferente de como os brasileiros comemoram o Dia de Finados, em 02 de novembro.
“Estou muito contente de poder vir ao Brasil para contar histórias que são parte da identidade cultural do meu país, além de poder produzir um intercâmbio com meus colegas artistas e demais brasileiros. Tem sido uma experiência muito rica”, revela Brissia.
A produtora cultural Islaine Garcia, responsável pela vinda da artista mexicana, destaca a importância de promover espaços de criação coletiva na região de Campinas: “Começamos com um Encontro Internacional de Humor, em Monte Mor e, em contato com artistas locais, propiciamos que mais gente possa desfrutar da riqueza e da diversão que é o teatro latinoamericano representado pelo espetáculo.”
A obra é uma viagem pelas mais diversas histórias relacionadas à Morte e toda a sua mitificação. Da possibilidade de ver e falar com o falecido, ou falar com a própria Morte e tentar enganá-la, até viajar “para a vida após a morte”. Tudo acompanhado da solenidade imposta pelo tema e, claro, do humor mexicano, que afinal é uma celebração.
Na trilha sonora, cantada ao vivo, o público pode contemplar “La Llorona”, canção tradicional mexicana tão relevante que até faz parte da animação Viva A Vida É Uma Festa, lançada pelos estúdios Disney em 2017, entre outras músicas.
Sinopse
Recheada de muito humor, músicas e mistérios, a narração aborda diferentes aspectos da morte: a profanação de um morto e seus ritos, o desafio à própria Morte e um olhar sensível sobre a vida no além.
Sobre o Dia de Muertos
O Dia dos Mortos é considerado a tradição mais representativa da Cultura mexicana. A celebração acontece em dois dias: O dia 1º de novembro é dedicado às almas das crianças e o dia 2 de novembro às almas dos adultos.
A origem do Dia dos Mortos tem antecedentes relacionados à miscigenação, contendo características culturais indígenas e espanholas que, quando misturados, deram origem a todos os ritos e cerimônias que são realizados durante a festividade.
Brissia Yeber
Atriz graduada pela ENAT – Escola Nacional de Arte Teatral; Iniciação em Música na Escola de Iniciação Artística nº3, ambos estudos no INBA – Instituto Nacional de Belas Artes – , especializada em comédia, Máscara, Bufão e Cabaret, assim como em Narração Oral, Cênica e Criação. Participou de diversos Festivais Nacionais e Internacionais com a Cia. de Teatro “Las Hijas de Safo”, em Monterrey, Saltillo, Oaxaca, Cuernavaca, Toluca, Querétaro, Estados Unidos, Brasil e Venezuela.
SERVIÇO
Quando e onde?
31 de maio, às 20h. Centro Cultural Casarão – R. Aracy de Almeida Câmara, 291 – Barão Geraldo, Campinas.
06 de junho, a partir das 19h; Teatro Contadores de Mentira – R. Ver. Antônio Morelato, 280 – Centro, Mairiporã.
12 de junho, a partir das 19h. Espaço Gourmet Flor do Dendê – R. João Alves, 288 – Jd. Adelaide, Hortolândia.
Quanto? Contribuição espontânea (no chapéu)
Classificação: 12 anos
Foto: Divulgação