Portal Veloz

Últimas Notícias

Canil da GCM de Limeira resgata cágado que tentava atravessar avenida movimentada

Motociclista morre após perder o controle da moto e bater em poste no Anel Viário de Limeira

São Paulo envia novo contingente para reforçar missão humanitária brasileira na Venezuela

Governo de São Paulo inicia fiscalização de esportes com salto em altura após morte de jovem em Limeira

Número de mortos por terremotos na Venezuela sobe para 1.430; Afeganistão e Paquistão também registram fortes tremores

São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês

Categoria: Polícia

Canil da GCM de Limeira resgata cágado que tentava atravessar avenida movimentada

Animal silvestre foi encontrado em situação de risco e devolvido em segurança ao seu habitat, evitando um possível atropelamento Agentes do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira realizaram o resgate de um cágado que corria risco de ser atropelado enquanto tentava atravessar uma avenida de grande movimento na cidade. Ao perceberem a presença do animal às margens da via, os guardas, Ragonha, Silva e Sobrinho interromperam a travessia de forma segura e fizeram o resgate, evitando que ele fosse atingido pelos veículos que passavam pelo local. Após ser recolhido, o cágado foi avaliado e, como não apresentava ferimentos, foi devolvido em segurança a uma área de mata e de preservação ambiental, longe do trânsito. A ação demonstra a importância do trabalho desempenhado pelo Canil da Guarda Civil Municipal, que, além das atividades de segurança pública, também atua frequentemente no resgate de animais silvestres encontrados em situação de risco no perímetro urbano. A GCM orienta que, ao encontrar animais silvestres em vias públicas ou em locais que ofereçam perigo, a população evite qualquer tentativa de captura por conta própria e acione os órgãos competentes. Dessa forma, o resgate é realizado por equipes treinadas, garantindo a segurança tanto do animal quanto das pessoas envolvidas. Graças à rápida intervenção dos agentes, o cágado foi salvo sem ferimentos e pôde retornar ao seu habitat natural. (Renan Isaltino) Foto: CANIL GCM de Limeira

Leia Mais

Motociclista morre após perder o controle da moto e bater em poste no Anel Viário de Limeira

Acidente aconteceu na madrugada deste sábado (27), na rotatória de acesso à Avenida Comendador Agostinho Prada. As causas da colisão serão investigadas pela Polícia Civil. Um motociclista de 44 anos morreu na madrugada deste sábado (27) após sofrer um grave acidente na Via Antônio Cruãnes Filho (Anel Viário), em Limeira. A vítima foi identificada como Silvio Ferreira do Nascimento Júnior. De acordo com as informações apuradas, o acidente aconteceu por volta das 3h, na rotatória que dá acesso à Avenida Comendador Agostinho Prada. O motociclista seguia pelo Anel Viário quando, ao acessar a avenida, perdeu o controle da direção da motocicleta por motivos que ainda serão esclarecidos. Na sequência, o veículo colidiu violentamente contra um poste às margens da via. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para prestar socorro, mas, ao chegarem ao local, apenas puderam constatar o óbito da vítima. A área foi isolada para o trabalho da perícia técnica, que realizou os levantamentos necessários para auxiliar na investigação. Após a conclusão dos trabalhos periciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil irá instaurar inquérito para apurar as circunstâncias do acidente e identificar o que provocou a perda de controle da motocicleta. (Renan Isaltino)

Leia Mais

São Paulo envia novo contingente para reforçar missão humanitária brasileira na Venezuela

Equipe formada por bombeiros especializados e integrante da Defesa Civil embarca neste domingo (28) com equipamentos de alta tecnologia para apoiar as operações de resgate após os terremotos que devastaram o país O Governo do Estado de São Paulo enviará neste domingo (28) um novo contingente para reforçar a missão humanitária brasileira na Venezuela, ampliando o apoio às operações de busca, resgate e assistência às vítimas dos terremotos que atingiram o país. A nova equipe será formada por 16 bombeiros militares especializados em busca e salvamento em estruturas colapsadas e um representante da Defesa Civil do Estado. O grupo irá fortalecer a atuação brasileira nas ações de resgate, atendimento humanitário e coordenação das operações em áreas atingidas pelo desastre. Além do efetivo especializado, São Paulo enviará dois geradores de energia de última geração e um equipamento de internet via satélite. Os recursos permitirão maior autonomia às equipes de resgate, garantindo fornecimento de energia e restabelecimento das comunicações em regiões onde a infraestrutura foi severamente comprometida pelos tremores. Representando a Defesa Civil paulista, embarca para a missão o tenente Ramatuel Silvino, chefe de Operações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Com experiência em gestão de crises, coordenação operacional e análise de dados em situações de desastre, o oficial será responsável por auxiliar na produção de informações estratégicas que orientarão o planejamento das operações e a tomada de decisões em campo. Segundo o tenente, os equipamentos levados pelo Estado representam um importante avanço tecnológico para atuação em cenários de desastre. “Estes equipamentos que estamos levando são modernos e ajudarão em situações extremas. Os geradores são eletrônicos e, por isso, não dependem de combustível. Consequentemente, não emitem poluentes e podem ser utilizados, por exemplo, em locais confinados, sem risco de contaminação do ar pela emissão de gases da queima da gasolina”, explicou. A participação paulista reúne profissionais altamente capacitados e treinados conforme protocolos internacionais de resposta a desastres. O reforço enviado neste domingo complementa o primeiro contingente mobilizado pelo Estado, ampliando a contribuição de São Paulo na missão humanitária coordenada pelo Governo Federal. Reconhecido pela estrutura de monitoramento, capacidade de resposta rápida e integração entre os órgãos de proteção e defesa civil, o Estado disponibiliza sua expertise operacional, tecnológica e logística para colaborar com o salvamento de vidas e o atendimento às comunidades afetadas. A iniciativa ocorre em cooperação com o Governo Federal, responsável pela coordenação da missão brasileira na Venezuela, e reforça o compromisso de São Paulo com a solidariedade internacional, a cooperação entre instituições e a preservação da vida em situações de emergência. (Renan Isaltino) Fonte: agência SP Foto: divulgação Defesa Civil

Leia Mais

Governo de São Paulo inicia fiscalização de esportes com salto em altura após morte de jovem em Limeira

Operação ocorre em 11 pontos do estado para orientar praticantes, vistoriar equipamentos e intensificar a fiscalização de empresas que promovem atividades como rope jump e bungee jump As forças de Segurança do Estado de São Paulo iniciaram neste sábado (27) uma operação de fiscalização voltada à prática de esportes radicais que envolvem saltos em altura, como o rope jump e o bungee jump. A ação acontece em 11 pontos previamente mapeados em diferentes regiões do estado e tem como objetivo reforçar a segurança dos praticantes, vistoriar equipamentos e fiscalizar empresas responsáveis pela organização dessas atividades. A operação é realizada por equipes da Polícia Militar, com o acompanhamento de fiscais do Procon. Durante as abordagens, os agentes orientam praticantes sobre os cuidados necessários para a realização dos saltos, verificam as condições dos equipamentos utilizados e analisam se as empresas responsáveis seguem critérios mínimos de segurança. As fiscalizações ocorrem na Pedreira do Dib, em Mairiporã; no Viaduto Sumaré, na capital paulista; no Parque Caminhos do Mar e no Caminho dos Pilões, em Cubatão; na Pedra do Maluf, em Guarujá; em parques e no Rio Jacaré Pepira, em Brotas; na Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí; no Horto Florestal, Tarundu e Zoom Bike Park, em Campos do Jordão; na Pedra Grande, em Atibaia; na Pedra do Índio, em Botucatu; e na Cachoeira Can Can, em Ibaté. A operação foi planejada após uma reunião realizada na última quinta-feira (25), na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), que reuniu representantes da Defesa Civil e das Secretarias Estaduais de Turismo e Esportes, além das forças policiais. O encontro definiu estratégias para ampliar a prevenção de acidentes durante a prática de esportes de aventura e atividades consideradas de alto risco. A intensificação da fiscalização ocorre poucos dias após a morte de uma jovem de 21 anos durante a prática de rope jump na conhecida Ponte do Esqueleto, em Limeira, no interior paulista. A vítima foi lançada de uma altura aproximada de 40 metros sem equipamentos de segurança, segundo as investigações da Polícia Civil. O caso segue sendo investigado e, até o momento, cinco homens e uma mulher permanecem presos por suspeita de envolvimento no acidente. Atualmente, o rope jump não possui regulamentação específica no Brasil. Diante da tragédia, o Governo de São Paulo estuda a criação de uma força-tarefa para controlar a atividade, com foco na identificação e fiscalização de empresas que oferecem o serviço, além do mapeamento de locais com maior incidência de acidentes envolvendo esportes radicais. (Renan Isaltino) Foto e Fonte: agência SP

Leia Mais

GCM de Sorocaba detém homem por descumprimento de medida protetiva e agressão ao pai idoso

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, na quinta-feira (25), um homem de 53 anos de idade, por descumprimento de medida protetiva e agressão contra o próprio pai, de 81 anos. Ele ainda causou danos na residência da vítima. O caso aconteceu no Jardim Maria do Carmo, Zona Norte da cidade. A equipe da GCM foi acionada pelo Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) para averiguar denúncia de violência doméstica. Ao chegar à residência da vítima, o idoso relatou que foi agredido pelo filho e que o mesmo também danificou as vidraças da casa, uma televisão e o vidro traseiro de um veículo. Durante o atendimento, os guardas constataram que a vítima apresentava ferimentos nas mãos. Com as características do suspeito, a equipe iniciou patrulhamento e localizou o suspeito nas proximidades da residência. A vítima foi encaminhada à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste, passou por atendimento médico e realizou exame de lesão corporal. Já o suspeito foi encaminhado ao Plantão da Polícia Civil, para elaboração de boletim de ocorrência. O indiciado permaneceu à disposição da Justiça, indiciado pelos crimes de lesão corporal (art. 129 do Código Penal), dano (art. 163 do Código Penal) e descumprimento de medida protetiva concedida em favor de pessoa idosa, com fundamento nos artigos 43 e 45 do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003).   Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Leia Mais

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no Parque Tancredo Neves, em Limeira

Um homem de 22 anos foi preso em flagrante na noite de sexta-feira, 26 de junho, no bairro Parque Residencial Tancredo Neves, em Limeira (SP), suspeito de tráfico de drogas. Segundo informações policiais, a prisão ocorreu após uma abordagem a um veículo durante patrulhamento na região. O condutor apresentou atitude suspeita ao perceber a presença da equipe, o que motivou a verificação. Durante a busca no automóvel, foi identificado forte odor de entorpecente. O abordado confessou que transportava drogas e autorizou a entrada em sua residência. Na casa, foram localizados mais entorpecentes e materiais relacionados à atividade ilícita. Ao todo, foram apreendidos 2,751 kg de maconha, 0,151 kg de cocaína, 0,099 kg de crack, 2 balanças de precisão, embalagens plásticas, 3 aparelhos celulares e um veículo. Também foi apreendida quantia em dinheiro. Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para atendimento médico e, em seguida, apresentado à autoridade policial competente. Ele permaneceu recolhido à disposição da Justiça. A ocorrência foi apresentada à autoridade policial competente, que adotou as medidas cabíveis.   Foto: Divulgação/PM

Leia Mais

Vigilância Sanitária de Americana interdita estabelecimento clandestino de fabricação de cosméticos e suplementos

Durante a inspeção, foi constatado que a atividade era exercida sem o devido licenciamento sanitário e em desacordo com as normas vigentes Em ação conjunta de fiscalização realizada em apoio à Polícia Civil, atendendo à solicitação do órgão policial, a Vigilância Sanitária de Americana interditou nesta sexta-feira (26) um estabelecimento clandestino, localizado no Jardim da Balsa, destinado à fabricação, fracionamento e comercialização de produtos relacionados à saúde, entre eles cosméticos, suplementos alimentares e outros produtos com alegações terapêuticas. Durante a inspeção, foi constatado que a atividade era exercida sem o devido licenciamento sanitário e em desacordo com as normas vigentes. Os produtos eram fabricados em um imóvel residencial, sem identificação externa, em condições inadequadas de higiene e sem garantia dos padrões mínimos de qualidade e segurança exigidos pela legislação sanitária. A equipe verificou a produção e o envase de produtos em pó e comprimidos, além da existência de uma marcenaria no mesmo ambiente de fabricação, o que ocasionava acúmulo de serragem e outras partículas sobre equipamentos, embalagens e produtos, configurando elevado risco de contaminação. Diante das irregularidades constatadas, a Vigilância Sanitária lavrou os autos administrativos cabíveis, determinou a interdição do estabelecimento e promoveu o descarte imediato dos produtos impróprios para consumo, nos termos da legislação sanitária vigente. Os responsáveis pelo estabelecimento foram conduzidos pela Polícia Civil à Delegacia para as providências cabíveis. “O trabalho da Vigilância Sanitária é essencial para proteger a saúde da população. Nossa atuação busca impedir que produtos fabricados sem controle, sem condições adequadas de higiene e sem qualquer garantia de qualidade cheguem aos consumidores. A fiscalização permanente e a integração com outros órgãos de segurança são fundamentais para identificar irregularidades, retirar esses produtos de circulação e reduzir riscos à saúde pública”, explica o diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges. A Vigilância Sanitária reforça que ações integradas de fiscalização têm como objetivo proteger a saúde da população, coibindo a fabricação e a comercialização de produtos sem controle sanitário e que possam representar riscos aos consumidores. Foto: divulgação

Leia Mais

Mulher é presa por tráfico de drogas no Jardim Olindo de Luca, em Limeira

Polícia Militar apreendeu 35 pinos de cocaína e dinheiro em notas trocadas durante patrulhamento em ponto conhecido pelo comércio de entorpecentes Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas no Jardim Olindo de Luca, em Limeira, durante patrulhamento da Polícia Militar. Segundo a PM, a equipe entrou na Rua João Ciarrochi e, em frente ao número 481, local conhecido como ponto de venda de drogas, avistou a suspeita conversando com um homem. No momento da aproximação da viatura, pessoas que atuariam como “olheiros” do tráfico gritaram “moiô”, alertando sobre a presença dos policiais. Ao ouvir o alerta, o homem fugiu do local, enquanto a mulher foi vista arremessando um objeto próximo ao meio-fio. Durante a abordagem, os policiais localizaram uma pequena sacola contendo 30 pinos de cocaína. A suspeita também entregou espontaneamente um pino de cocaína e R$ 110 em dinheiro, em notas trocadas, que estavam no bolso da bermuda. Em seguida, uma policial militar realizou uma busca pessoal minuciosa, encontrando mais quatro pinos de cocaína escondidos na roupa íntima da mulher. Diante dos fatos, a mulher recebeu voz de prisão por tráfico de drogas, com base no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006. Ela foi conduzida à Central de Flagrantes, onde o delegado Dr. Rafael Escame ratificou a prisão em flagrante. A suspeita permaneceu presa e à disposição da Justiça. (Renan Isaltino) Foto: Polícia Militar

Leia Mais

Homem é preso por violência doméstica, tráfico de drogas e posse irregular de arma em Limeira

Uma ocorrência de violência doméstica terminou com a prisão em flagrante de um homem e a apreensão de drogas e uma arma de fogo no bairro Jardim Nova Conquista, em Limeira (SP), na tarde desta quinta-feira (25). Segundo informações da Polícia Militar (PM), a equipe foi acionada para atender uma denúncia de agressão. No local, a vítima relatou ter sido agredida e ameaçada pelo companheiro e informou que, durante a discussão, desferiu um golpe de faca para se defender. Ainda conforme o registro policial, o suspeito já havia sido socorrido por familiares antes da chegada da equipe policial. Durante o atendimento, os policiais verificaram que havia uma denúncia anterior indicando a possível prática de tráfico de drogas no imóvel. Com autorização da moradora, foi realizada uma busca na residência, onde foi localizada uma arma de fogo calibre .22 acompanhada de munições, além de uma balança de precisão e aproximadamente 1,637 quilo de cocaína. O suspeito foi localizado posteriormente em uma unidade de saúde do município, onde recebeu voz de prisão e foi conduzido à autoridade policial. Ele foi autuado, em tese, pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, lesão corporal, ameaça, injúria e violência doméstica, permanecendo à disposição da Justiça. A ocorrência foi apresentada à autoridade policial competente, que adotou as medidas cabíveis.   Foto: Divulgação/PM

Leia Mais

Simulacro de arma de fogo é apreendido após denúncia de perseguição em Americana

A Guarda Municipal de Americana (GAMA) apreendeu um simulacro de arma de fogo na noite desta quinta-feira (25), após atender uma denúncia de perseguição na Avenida Nicolau João Abdalla, na Vila Bertini. Durante patrulhamento preventivo, uma equipe foi abordada por um casal que, visivelmente abalado, informou estar sendo seguido por ocupantes de um Fiat Idea. Segundo o relato, os suspeitos estariam armados. Diante das informações, os guardas iniciaram o acompanhamento e localizaram o veículo indicado, que trafegava com as lanternas traseiras apagadas. A abordagem foi realizada com apoio de outras equipes da corporação. Na revista pessoal dos ocupantes, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, durante a vistoria no interior do automóvel, os agentes localizaram um simulacro de revólver escondido no banco traseiro, atrás de uma cadeira infantil. Um dos abordados informou que o objeto era um brinquedo pertencente ao seu filho, de seis anos. Os envolvidos foram conduzidos ao Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial. Após análise dos fatos, foi determinado o registro do boletim de ocorrência, a apreensão do simulacro e a liberação dos envolvidos. Além da ocorrência policial, o Fiat Idea foi recolhido ao pátio municipal por estar com o licenciamento em situação irregular, conforme previsto no artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro.   Foto: Divulgação/GAMA

Leia Mais
Nenhuma postagem a exibir

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz