Ao todo, 11 casos já foram confirmados e outros 91 seguem em investigação
O número de casos de intoxicação por metanol no estado de São Paulo subiu para 102, segundo balanço atualizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta sexta-feira (3). Ao todo, 11 casos já foram confirmados e outros 91 seguem em investigação. Além disso, 15 casos suspeitos foram descartados.
Em relação às mortes, as autoridades confirmam um óbito na capital paulista. Outros oito óbitos ainda são investigados – sendo cinco na capital, dois em São Bernardo do Campo e um em Cajuru, no interior.
Números da intoxicação por metanol em SP
1 morte confirmada
8 mortes em investigação
11 casos confirmados
91 casos em investigação
Medidas do governo estadual
Para reforçar o tratamento, o governo de São Paulo anunciou a compra e distribuição de 2 mil novas ampolas de álcool etílico, antídoto usado em pacientes intoxicados por metanol. O material foi destinado aos centros de referência estaduais.
Outra medida apresentada é a criação de um novo protocolo laboratorial. Os testes em amostras de sangue e urina devem passar a ser concluídos em até uma hora, no Laboratório de Toxicologia Analítica Forense (LATOF), do Departamento de Química da USP de Ribeirão Preto. A expectativa é que o processo agilize a confirmação de diagnósticos e permita início mais rápido do tratamento. (Renan Isaltino)
Fonte: agência SP
Foto: R7