A temporada da Fórmula 1, em 2025, começa neste final de semana com novo regulamento e regras que afetam desde a estrutura dos carros até as condições em que os pilotos vão correr. Veja as principais mudanças:
Carro mais pesado
Os carros de Fórmula 1 tem ficado mais pesados no decorrer das temporadas por conta de unidades de potência maiores e acréscimo de equipamentos de segurança.
Para esta temporada, o peso mínimo do carro foi elevado de 798 quilos para 800 quilos.
O peso mínimo do piloto também foi aumentado para 82 kg.
Novo sistema de resfriamento
Quando a temperatura da pista exceder 30,5ºC, as equipes terão de adotar um colete de resfriamento ao redor do corpo do piloto.
Além do traje especial, as escuderias serão permitidas a fazer uma abertura no carro para aumentar o fluxo de ar.
Para prevenir que os times estejam em desvantagem com as mudanças do carro nessas condições, o peso mínimo do veículo foi aumentado para cinco quilos nas corridas que o sistema de resfriamento é adotado.
Sem pontos para a volta mais rápida
O ponto extra adicionado para o piloto que fizesse a volta mais rápida foi retirado para a temporada de 2025.
Antes, o atleta também tinha de terminar entre os dez primeiros colocados para receber a pontuação.
Redução da largura das asas
As asas do carro de Fórmula 1 são partes aerodinâmicas que ajudam o carro a aderir melhor ao asfalto. A asa traseira móvel, conhecida como DRS, é um sistema que ajuda os pilotos nas ultrapassagens.
Para 2025, a largura foi reduzida de 10 a 15 milímetros para 9,4 a 13 milímetros. Além disso, foi determinado o aumento na rigidez das asas, não sendo permitida a mudança no formato do equipamento durante a temporada.
Grid de largada
Em caso de situações excepcionais na classificação para a corrida, como as chuvas intensas que atrapalharam os treinos no Grande Prêmio do Brasil no ano passado, o grid de largada da a corrida será decidido com base na classificação do campeonato de pilotos.
Mais oportunidades para jovens pilotos
Em 2024, as equipes eram obrigadas a usar um piloto, que não tenha começado até dois Grandes Prêmios na Fórmula 1, em dois treinos livres na temporada.
Para este ano, as oportunidades dobraram para os jovens pilotos, que terão até quatro oportunidades para testar o carro.
Fonte: R7
Foto de capa: Reprodução/Instagram/@scuderiaferrari