Portal Veloz

Campus de Limeira da Unicamp poderá ter graduação em Inteligência Artificial em 2027

Parecer agora segue para ser votado em sessão ordinária do Conselho Universitário

Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Unicamp, aprovou nesta terça-feira (10) a proposta de criação do curso de bacharelado “Inteligência Artificial (IA)  e Ciência de Dados”.

O novo curso terá a responsabilidade compartilhada entre a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Tecnologia (FT) e deve entrar em operação a partir de 2027 em Limeira. A expectativa é a de que passe a ter uma turma também no campus de Campinas a partir de 2028. O curso terá duração mínima de 8 semestres – e máxima de 12 semestres – carga horária de 3.240 horas e vai oferecer 40 vagas.

A proposta de criação do curso ainda terá de ser votada no Conselho Universitário (Consu), o órgão máximo de deliberação da Universidade.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Mônica Cotta, o novo curso terá ênfases em três áreas – Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Administração Pública e Governo Digital, e Saúde e Esporte de Alto Rendimento. “Não será um curso voltado apenas para a pesquisa ou serviço público”, disse ela. “A ênfase de Cidades Inteligentes e Sustentáveis fala diretamente com o mercado”, argumentou.

A grade curricular do curso foi estruturada em, seis grandes eixos – matemática e estatística; computação, ferramentas de IA e Ciência de Dados, ênfase em áreas de aplicação e competências transversais, e, por fim,  estágio.

Para o diretor associado da FCA, professor Cristiano Torezzan, que apresentou a proposta à comissão, o novo curso tem forte caráter transversal. “Trata-se de um curso diferenciado, concebido de forma interdisciplinar”, disse ele. “O curso é novo e singular o suficiente para justificar uma formatação própria, alinhada às demandas do mundo contemporâneo”, acrescentou.

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, chamou a atenção para a integração entre as duas unidades (FCA e FT) na implementação do curso. “Com isso, as unidades dão um passo significativo, porque não é trivial a gente conseguir juntar duas unidades”, podenrou o reitor. “Mas temos que trabalhar  neste sentido”, concluiu.

 

Foto: Divulgação/Unicamp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz