Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Campinas registra primeira morte por gripe em 2025

Campinas (SP) registrou a primeira morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus da gripe em 2025. A vítima é um homem de 65 anos, que morreu em 28 de março. Ele tinha comorbidades, teve influenza A (gripe A) e foi atendido na rede privada.

De 1º de janeiro até 31 de março, foram confirmados 27 casos de SRAG por influenza e uma morte. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 34 casos e dois óbitos. Durante todo 2024, Campinas teve 341 pessoas com SRAG, sendo que 31 morreram.

 

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe. As vacinas estão disponíveis desde a última segunda-feira, 7 de abril, nos 68 centros de saúde da cidade. Basta levar documento com foto e a caderneta de vacinação (se tiver). Não é necessário agendamento. Informações e horários das salas de vacina nos centros de saúde podem ser encontradas no https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.

 

Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. O imunizante pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário de Vacinação. No caso das crianças vacinadas pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

 

“A vacina é segura e ajuda a preservar vidas. É a melhor forma de evitar sintomas graves e óbitos, além de reduzir a possibilidade de transmissão viral”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.

 

A vacinação é direcionada para os seguintes públicos:

    • Idosos (60 anos ou mais)
    • Crianças de 6 meses a 5 anos
    • Gestantes
    • Puérperas
    • Pessoas com doenças crônicas
    • Povos indígenas
    • Quilombolas
    • Pessoas em situação de rua
    • Trabalhadores da saúde e da educação
    • Profissionais das forças de segurança e salvamento
    • Profissionais das Forças Armadas
    • Pessoas com deficiência permanente
    • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo
    • Trabalhadores portuários
    • Trabalhadores dos Correios
    • População e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)

 

Estes grupos incluem 509 mil pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde realizada neste ano. Este indicador pode ser atualizado ao longo do ano.

 

Cuidados

Além da vacinação, há outros cuidados que devem ser tomados para evitar doenças respiratórias, como lavar as mãos frequentemente e manter os ambientes arejados e a etiqueta respiratória, além de usar máscaras se tiver sintomas.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais