Portal Veloz

Campinas recebe 40 novas viaturas e anuncia recriação da Rocam

Um dos anúncios mais relevantes foi a recriação da Rocam em Campinas, que estava paralisada há anos

 A cidade de Campinas ganhou reforço no policiamento com a entrega de 40 novas viaturas para as forças de segurança, em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (11), na Praça das Bandeiras, no Lagoa do Taquaral. O evento contou com a presença do prefeito Dário Saadi, do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derritte, além de autoridades estaduais, municipais, legislativas e do Judiciário.

 O investimento de R$ 5 milhões do Governo de São Paulo beneficiará a Polícia Militar e a Polícia Civil de Campinas e de cidades da Região Metropolitana.

Distribuição das viaturas

 Do total, 33 veículos foram destinados à Polícia Militar:

 

  • 20 Renault Duster;
  • 4 Trailblazer;
  • 9 motocicletas Triumph Tiger, que ficarão sob responsabilidade da 3ª Companhia de Ações Especiais da PM (3ª Caep) do 1º Baep.

 

Já a Polícia Civil recebeu sete viaturas:

 

  • 1 Trailblazer;
  • 2 S10;
  • 4 Duster.

 

 O prefeito Dário Saadi destacou que as nove motos da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) permanecerão em Campinas, enquanto as demais viaturas serão distribuídas para cidades da região metropolitana.

 “Esse é um recurso importante para as polícias Militar e Civil. Com a integração das guardas municipais e das polícias, a estrutura e o efetivo vão melhorar ainda mais o patrulhamento e o enfrentamento ao crime organizado”, afirmou o prefeito.

Recriação da Rocam

 Um dos anúncios mais relevantes foi a recriação da Rocam em Campinas, que estava paralisada há anos. Nesta fase inicial, 16 policiais militares foram designados para compor as equipes, que atuarão com nove motocicletas Triumph Tiger.

 Segundo o secretário Guilherme Derritte, a medida é estratégica no combate ao crime.

 “As novas viaturas vão atender ao sistema de rádio-patrulhamento e à força-tática, enquanto a Rocam será essencial para coibir roubos de veículos e ataques a pedestres. As viaturas da Polícia Civil reforçam o trabalho investigativo. A integração das forças tem resultado em redução significativa de homicídios na região de Campinas”, disse.

Modernização e reforço investigativo

 O delegado-geral da Polícia Civil, Artur José Dian, destacou que a entrega simboliza um compromisso com a modernização da segurança pública.

 “Com esses novos veículos, ampliamos a mobilidade, a presença policial e a confiança da sociedade nas ações de segurança. Os carros representam instrumentos de proteção, apoio à investigação e patrulhamento”, afirmou.

 O Deinter 2, que abrange 38 municípios e quase 4 milhões de pessoas, será diretamente beneficiado pela ampliação da frota.

Indicadores de criminalidade

 Os resultados já refletem nas estatísticas da região de Campinas. Entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 3,6 mil roubos em geral, o menor número da série histórica e uma queda de 14,2% em relação a 2024.

 Os homicídios dolosos também atingiram o menor índice desde 2001, com 108 ocorrências no período.

 No combate direto ao crime, as forças de segurança apreenderam 10,2 toneladas de drogas, retiraram 716 armas de fogo ilegais de circulação, recuperaram 2,3 mil veículos e prenderam ou apreenderam 10,9 mil infratores apenas neste ano.

Foto: divulgação Prefeitura de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz