Áreas de lazer foram fechadas nesta sexta-feira, 31/10; medição com menos de 80 mm permitiu a reabertura
Após a diminuição das chuvas, a Prefeitura de Campinas reabriu, neste sábado, 1º de novembro, os 25 parques e bosques municipais. Nas últimas 72 horas, o índice ficou em 68 milímetros e o município saiu do estado de atenção, segundo dados da Defesa Civil estadual. As áreas de lazer haviam sido fechadas nesta sexta-feira de manhã.
O decreto 23.661, de 21 de novembro de 2024, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, estabelece que os parques e bosques devem ser fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas atinge 80 milímetros em 72 horas. Ontem, este indicador havia atingido 83 milímetros.
A Defesa Civil de Campinas informa que, em termos técnicos, 1 milímetro de chuva (1 mm) significa que caiu água suficiente para cobrir uma área de 1 metro quadrado com uma lâmina de 1 milímetro de altura. Isso equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em termos práticos, 10 mm de chuva representam 10 litros de água por metro quadrado. Assim, 80 mm de chuva são 80 litros de água por metro quadrado, ou seja, uma chuva muito forte.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, a decisão de abrir ou fechar os parques é reavaliada a cada 24 horas. Como neste sábado os indicadores se mostraram reduzidos, as áreas foram reabertas e os visitantes podem voltar a frequentá-las com tranquilidade.
Confira a lista de parques da cidade: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-
Serviço
– Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
– Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
– Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência.
– Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores
Foto: Prefeitura de Campinas











