Portal Veloz

Campinas poderá usar tecnologia OCR em radares de trânsito; votação ocorre hoje na Câmara

A Câmara Municipal de Campinas vai analisar, nesta segunda-feira (11), uma proposta que pode mudar o funcionamento dos radares de trânsito da cidade. A Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário realiza, às 15h30, a 6ª Reunião Ordinária do ano, e um dos destaques da pauta é a votação do parecer sobre o Projeto de Lei Complementar que propõe a priorização do uso da tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) nos equipamentos de controle de velocidade.

O encontro será presidido pelo vereador Filipe Marchesi (PSB). O parecer a ser votado foi elaborado pelo vereador Otto Alejandro (PL), que se manifestou favoravelmente ao projeto apresentado pelos vereadores Higor Diego (Republicanos) e Major Jaime (PP).

A proposta (PLC 110/2023) sugere que a tecnologia OCR, além de registrar a velocidade dos veículos, seja usada para integrar dados com a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp). O objetivo é ampliar a capacidade de monitoramento do município, facilitando a prevenção de crimes, a recuperação de veículos roubados e a identificação de infrações administrativas.

Segundo os autores, a medida também pode contribuir para a redução de acidentes, ao aliar fiscalização de trânsito e segurança pública.

A reunião é aberta ao público e será realizada no Plenário da Câmara Municipal. Também haverá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa Legislativa.

Foto: Câmara de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz