Ações envolveram encaminhamentos para serviços especializados, emissão de documentos, distribuição de itens essenciais e articulações intersetoriais em todas as regiões da cidade
Em cinco dias, entre 22 e 26 de setembro, a Prefeitura de Campinas, por meio do serviço SOS Rua, intensificou as ações de apoio à população em situação de rua. Durante esse período, as equipes realizaram mais de 470 abordagens em todas as regiões da cidade, com atendimentos diretos, encaminhamentos para serviços especializados, articulações com unidades de saúde e emissão de documentos civis.
Ações por todas as regiões
A região central concentrou o maior volume de atendimentos, com 190 abordagens registradas. As equipes atuaram com foco no encaminhamento de usuários para serviços como o Albergue Municipal, o Samim (Serviço de Atendimento Municipal Integrado), o Consultório na Rua, o CAPS AD Independência, o Centro POP, as unidades de saúde e os cartórios.
Também foram distribuídos itens essenciais, como roupas de frio, alimentação e vale-transporte. No Largo do Pará, a ação incluiu atividades interativas, acolhimento com café da manhã e orientações sobre a rede de serviços, em Articulação com o programa Caminhos para o Futuro.
Nas demais regiões do município, foram realizadas mais de 280 abordagens. Na região Sul, as ações envolveram articulações com a rede de proteção, atendimentos na sede e reuniões de equipe para discussão de casos.
Na Leste, 39 pessoas foram abordadas, com encaminhamentos para atendimento noturno, emissão de documentos e serviços de saúde, além de atendimento no CAEF (Centro de Apoio e Encaminhamento Familiar).Na região Norte, foram realizadas 14 abordagens, além de nove atendimentos presenciais e 11 discussões de casos relacionados à saúde. Também houve contato com familiares das pessoas atendidas. Na Sudoeste, a equipe fez cinco abordagens, com articulações com o Cepromm (Centro de Promoção para um Mundo Melhor), contato com o CAPS III e agendamento para emissão de documentação civil.
A região Noroeste contabilizou sete abordagens e uma série de articulações intersetoriais com serviços como o CREAS, o CAPS AD e a Central de Atendimento Caixa Cidadão.
Já, no entorno, foram realizadas 32 abordagens, com atendimentos em grupo, emissão de certidões de nascimento e busca ativa de usuários para inserção nos serviços da rede.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, as ações refletem o compromisso da Administração com a dignidade humana. “Cada abordagem reafirma que ninguém deve ser invisível. Acolher, cuidar e ouvir são passos fundamentais para reconstruir vínculos sociais e devolver dignidade às pessoas em situação de rua”, destacou.
Como acionar o serviço SOS Rua
A população também pode colaborar com o trabalho da rede de assistência. Casos de pessoas em situação de rua que necessitem de apoio podem ser informados pelos seguintes canais:
Telefone: (19) 3253-4512, atendimento das 8h às 18h.
WhatsApp: (19) 99984-6496, atendimento das 18h às 21h.