Portal Veloz

Campinas emite alerta para intoxicação por metanol em redes pública e privada de saúde

A Secretaria de Saúde de Campinas emitiu um alerta oficial a todas as unidades de saúde públicas e privadas do município sobre os riscos de intoxicação por metanol. A medida segue orientações do Ministério da Saúde e visa reforçar a identificação, o tratamento e a notificação imediata de casos suspeitos à Vigilância em Saúde.

Segundo o comunicado, assinado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Campinas), a iniciativa foi tomada diante da ocorrência de casos no Brasil. Até o momento, Campinas não registrou nenhuma notificação de suspeita de intoxicação por metanol em 2025.

O documento orienta os profissionais de saúde a ficarem atentos a sintomas como fotofobia (sensibilidade à luz), dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, dificuldade para respirar e perda parcial ou total da visão. Em caso de suspeita, os serviços devem entrar em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Hospital de Clínicas da Unicamp, responsável pela análise clínica e realização de exames específicos.

A Secretaria de Saúde destaca que a intoxicação por metanol é considerada um Evento de Saúde Pública (ESP), devendo ser notificada de forma imediata às autoridades sanitárias locais.

De acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde, foram registrados 43 casos suspeitos de intoxicação por metanol no país, sendo 39 em São Paulo e 4 em Pernambuco. A maior parte está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas destiladas contaminadas.

 

Foto: Divulgação

×

Buscar no Portal Veloz