Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Câmara lança documentário Minha Limeira, para difundir história e memória do povo limeirense

A história e a memória do povo limeirense contadas em áudio e imagens. O documentário Minha Limeira, produzido pela Câmara Municipal, resgata momentos históricos importantes dos 198 anos de Limeira. O primeiro episódio de uma série de dez vídeos foi exibido ao público em evento no Teatro Vitória, na noite desta quarta-feira, 26 de março.

Além de vereadores, participaram autoridades políticas, magistrados, promotores, escolas, universidades e lideranças religiosas. O secretário de Cultura, Silvio Brito, representou o prefeito Murilo Félix (Podemos).  Também prestigiaram o evento representantes de entidades como Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), OAB, Academia Limeirense de Letras (ALLe), da Sociedade Literária Limeirense (SOLL).

O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD). O vereador é autor do “Projeto PertenSer”, para Preservação e Difusão da História e Memória do Povo Limeirense (Resolução Nº 34/2024). “Estamos muito felizes com o lançamento do projeto PertenSer. A finalidade é justamente para gerar no limeirense o sentimento de pertencimento, de valorização da cultura. Limeira tem uma história linda e a Câmara Municipal se empenhou em contar essa história nos mínimos detalhes”, defendeu o parlamentar.

A finalidade de promover ações educacionais que possibilitem o amplo acesso à história e memória construídas no processo de formação e estruturação de Limeira até os dias atuais.

O projeto pretende atender à necessidade de aprendizado sobre a história de Limeira, fornecendo a alunos da rede pública e particular e à população uma fonte confiável de informações sobre a origem da cidade, sua formação e desenvolvimento.

A resolução prevê a produção de conteúdo audiovisual, palestras e fóruns, cursos, seminários, visitas guiadas e exposições.

O documentário

O formato audiovisual escolhido para o projeto PertenSer tem como objetivo despertar o interesse do público de diferentes faixas etárias, inclusive de crianças em idade escolar, para que conheçam a história da cidade e incentivem o senso de pertencimento.

Foi produzido por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, em parceria com o Núcleo de Arquivo do Poder Legislativo. “Desenvolvemos um roteiro que pudesse ser usado para ensinar nossas crianças e adolescentes sobre a história de Limeira; de uma forma que elas consigam passar este conhecimento para as futuras gerações, gerando pertencimento”, considerou a diretora da Escola Legislativa, Giane Boscolo.

O documentário tem curadoria do historiador João Paulo Berto. “Essa é uma oportunidade de homenagear a cidade. É importante lembrar que cada um dos dez episódios é acompanhado por um livro de atividades, com sugestões pedagógicas para as escolas de Limeira. A história tem um valor alto para a compreensão de múltiplas realidades, não somente a local, a história contada nessa série é múltipla”, discursou.

O primeiro episódio tem como título Origens de Limeira: entre história e lenda. O vídeo está disponível na íntegra no canal da Câmara no YouTube e pode ser acessado neste link. Um material de apoio às escolas e estudantes também foi disponibilizado (https://escolalegislativa.limeira.spleg.br).

Segundo Giane Boscolo, a previsão é que outros seis episódios sejam produzidos ainda este ano.

 

Foto: Câmara de Limeira

Prefeitura de Sumaré lança aplicativo do 156 para facilitar solicitações de serviços públicos

A Prefeitura de Sumaré lançou nesta segunda-feira (28) o novo aplicativo do 156, já disponível para download nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Com a novidade, a população passa a contar com uma ferramenta moderna, ágil e eficiente para solicitar mais de 40 serviços diretamente pelo celular. Entre os serviços disponíveis estão pedidos de poda de árvores, coleta de lixo e denúncias de descarte irregular de resíduos — que também podem ser feitas de forma anônima. Tudo de maneira simples e prática: basta realizar um cadastro rápido no aplicativo para começar a utilizar os serviços. O sistema foi desenvolvido inteiramente pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Além da facilidade na abertura de solicitações, o app também permite que o usuário acompanhe o andamento dos pedidos em tempo real. O prefeito Henrique do Paraíso destacou a importância do aplicativo para aproximar a população da administração municipal, o que representa uma inovação no serviço público. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a Prefeitura da população, oferecendo meios modernos para que o cidadão tenha seus pedidos atendidos com rapidez e transparência. Esse aplicativo é mais uma ferramenta que reforça o nosso compromisso de fazer uma gestão eficiente, digital e de portas abertas para todos”, afirmou o prefeito. A população também pode continuar utilizando os canais tradicionais: as solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site oficial da Prefeitura de Sumaré.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Lei que fornece protetores auriculares para crianças com autismo é sancionada em Sumaré

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, sancionou a Lei nº 7.450/2025, que institui o fornecimento gratuito de protetores auriculares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino. A lei foi publicada no Diário Oficial de 28 de abril. A proposta é de autoria do vereador Alan Leal e tem como objetivo garantir mais conforto e qualidade de aprendizado para os estudantes com hipersensibilidade auditiva. De acordo com a nova legislação, os protetores auriculares deverão ser fornecidos gratuitamente pelo município e utilizados especialmente no ambiente escolar, como forma de minimizar o impacto de ruídos e abafar sons excessivos. A medida busca prevenir crises sensoriais e proporcionar bem-estar às crianças com TEA, conforme definido pela Lei Federal nº 12.764/2012. “A sanção desta lei representa um importante avanço nas políticas de inclusão e acolhimento das nossas crianças com TEA. É uma ação concreta para garantir que elas tenham mais conforto e melhores condições de aprendizado em sala de aula”, destacou o prefeito. A Prefeitura tem o prazo de até 90 dias para regulamentar a aplicação da lei.     Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais

Sumaré marca presença na maior feira agropecuária da América Latina

A Prefeitura de Sumaré marcou presença na Agrishow 2025, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em Ribeirão Preto na terça-feira (29). O evento levou mais de 30 produtores rurais e empresários do município para conhecerem as principais inovações do setor. A visita técnica, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Superintendência de Agricultura, reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura local, promovendo o acesso a novas tecnologias, maquinários e práticas sustentáveis que possam impulsionar a produtividade no campo. Segundo o superintendente de Agricultura, Carlos Henrique Serra, a participação na feira é estratégica. “Nosso objetivo é garantir que os produtores de Sumaré tenham acesso ao que há de mais moderno no agronegócio, ampliando suas oportunidades e fomentando o desenvolvimento rural”, disse. A feira do Agrishow, que chega a sua 30ª edição, acontece até o dia 2 de maio e é palco dos principais lançamentos e inovações do setor. Em 2024, atraiu 195 mil visitantes e mais de 800 marcas expositoras.   Foto: Prefeitura de Sumaré

Veja mais