Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Calor extremo traz o perigo da baixa umidade: saiba como se proteger

Ministério da Saúde alerta para o aumento de doenças respiratórias e recomenda a ingestão de bastante água

Nos últimos dias, algumas regiões do país vêm sofrendo com altas temperaturas, agravadas pela terceira onda de calor que assola o Brasil em 2025. Segundo o Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia), uma massa de ar quente avança pelo centro do país, impactando áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. Com a baixa umidade, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, alertam órgãos do governo.

Na terça-feira (18), as temperaturas no Rio de Janeiro chegaram a 41,8°C, com mínima de 22°C. Em Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro, a umidade mínima pode ficar abaixo dos 25% nesta quinta-feira (20), o que é considerado baixo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o índice recomendado é de pelo menos 60%.

Em períodos de baixa umidade, o Ministério da Saúde alerta para o aumento do risco de doenças respiratórias e recomenda a ingestão de bastante água. A pasta também faz recomendações sobre o consumo de alimentos, indicando o preparo de verduras, legumes e frutas.

Entre 2000 e 2018, as ondas de calor mataram ao menos 48 mil pessoas no Brasil, segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade de Lisboa. As mortes superam em mais de 20 vezes o número de fatalidades por deslizamentos de terra no período.

A pesquisa analisou as 14 regiões metropolitanas mais populosas do Brasil, entre elas Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja cuidados

  • Beba bastante líquido;
  • Evite atividades físicas durante os períodos mais quentes e secos do dia;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes;
  • Use hidratante para a pele e umidifique o ambiente;
  • Evite bebidas diuréticas, como café e álcool; e
  • Em caso de dúvidas ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Brasil registrou 20 ondas de calor desde 2023

Desde 2023, o país registrou 20 ondas de calor, com temperaturas que chegaram a 44,8°C. Segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias superam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos.

“Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não ser pontuais como tem ocorrido nos últimos dias”, informou o instituto em nota.

A primeira onda de calor de 2025 foi registrada entre 17 e 23 de janeiro, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, as cidades de Quaraí (RS), Alegrete (RS) e São Borja (RS) registraram temperaturas entre 39,4°C e 42,4°C.A segunda ocorrência, também na região gaúcha, aconteceu entre 2 e 12 de fevereiro. Durante esse período, as temperaturas variaram entre 41,8°C e 43,8°C nas cidades de Quaraí (RS), Uruguaiana (RS) e Campo Bom (RS).

Altas temperaturas

As altas temperaturas podem aumentar o risco de morte para idosos e pessoas com algumas doenças, aponta uma pesquisa da Fundação Fiocruz. Em períodos mais quentes, as chances de mortalidade entre idosos crescem 50%, principalmente em dias com 6 horas acima de 40°C e 3 horas acima de 44°C.

A pesquisa, feita pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, analisou todas as 466 mil mortes naturais ocorridas entre 2012 e 2024, e mais de 390 mil mortes por 17 causas selecionadas — das quais 12 tiveram alta considerável da mortalidade para idosos no calor extremo.

Fonte: R7

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Homem é denunciado por estupro de vulnerável em Limeira

Menina de onze anos alega que tio, que mora na mesma casa, abusava dela há algum tempo; caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher  Na manhã desta quinta-feira (17), uma equipe da Patrulha Maria da Penha da GCM de Limeira foi acionada por uma mulher que denunciou o irmão por estupro de vulnerável. A vítima, sua filha de onze anos, alegou que o tio, que mora na mesma casa, teria passado a mão em suas partes íntimas, um comportamento que persistia há algum tempo.  A mulher, que estava acolhida na casa de outra vítima de violência junto com seus filhos, levou o caso ao conhecimento da escola onde a criança estuda, por meio de outra criança. Hoje, a Guarda Civil Municipal conduziu a mãe e a filha à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a menina passou por exame no Instituto Médico Legal para verificar se houve conjunção carnal.  O laudo será encaminhado à DDM, e o caso será investigado. O suspeito será intimado para prestar esclarecimentos. A ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável. (Renan Isaltino)

Veja mais

Crianças são atropeladas enquanto brincavam na rua em Limeira; uma delas está em estado grave

O condutor do veículo, um idoso de 64 anos, ficou em estado de choque  Duas crianças, de 9 e 11 anos, foram atropeladas no início da noite desta quinta-feira (16), no Jardim Santa Cecília, em Limeira. Elas foram encaminhadas à Santa Casa da cidade para receber atendimento médico.  De acordo com as informações apuradas, as crianças estavam brincando de bola na rua quando foram atingidas por um veículo Honda Fit, conduzido por um idoso de 64 anos. O motorista parou imediatamente após o atropelamento e prestou socorro às vítimas.  A criança de 9 anos foi a mais atingida, sofrendo ferimentos graves na região da cabeça. Já a de 11 anos também foi levada ao hospital, onde passou por avaliação médica. Ambas seguem sob cuidados e passam por exames. (Renan Isaltino)

Veja mais

Casal é detido por furtar mais de R$ 700 em azeites de supermercado em Limeira

Foram mais de 12 litros de azeite furtados  Um casal foi detido pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na noite desta quinta-feira (16), nas proximidades de um hipermercado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Limeira. Já conhecidos nos meios policiais e também pelos funcionários do estabelecimento, os dois são suspeitos de praticar diversos furtos em Limeira e Piracicaba.  O homem, de 39 anos, e a mulher, de 41, possuem várias passagens anteriores por furto. Segundo a GCM, eles foram flagrados após furtarem azeites orgânicos do supermercado. A soma dos produtos levados ultrapassa R$ 700, sendo que somente os azeites totalizavam mais de 12 litros.  Após serem abordados pela ROMU, o casal confessou a prática do crime e foi conduzido ao Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao supermercado. (Renan Isaltino)

Veja mais