Após ondas de calor com máximas de até 41°C, São Paulo e outras áreas do Sudeste terão queda de temperatura e dias mais úmidos, segundo a Climatempo
O início de 2026 começou com calor intenso no Brasil, especialmente no Sudeste, onde cidades do litoral paulista, como São Sebastião, registraram até 41°C. Segundo a Climatempo, temperaturas elevadas e ar abafado são típicos de janeiro, quando o predomínio de ar quente e úmido mantém o clima escaldante.
Mas essa realidade deve mudar nesses próximos dias em São Paulo e em grande parte do Sudeste. Uma frente fria avançará pelo Sul no domingo (18), e chegará à região Sudeste na segunda-feira (19) trazendo uma massa de ar polar mais intensa que o habitual para o período.
Em São Paulo, a queda de temperatura será significativa: a Climatempo prevê mínimas entre 15°C e 17°C na Grande São Paulo, com sensação de outono em pleno verão. Regiões como Vale do Ribeira, Sorocaba, Vale do Paraíba, Campos do Jordão e litoral paulista também terão dias mais amenos. A combinação de vento frio e alta umidade deixará a semana nublada, com chuva frequente, entre os dias 19 e 23 de janeiro.
O efeito da frente fria será sentido em todo o Sudeste e Sul, com cidades como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba registrando temperaturas mais baixas e rajadas de vento frio. A Climatempo alerta que o excesso de nebulosidade e a presença do ar polar impedirão que o calor típico de janeiro retorne durante esse período.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil











