Tarde de segunda (16) foi a terceira mais quente do ano na cidade de São Paulo; formação de baixa pressão na costa de SP e enfraquecimento da ASAS aumentam condições para pancadas de chuva em SP
O estado de São Paulo foi uma das regiões mais quentes do Brasil nesta segunda-feira. Apesar do calor intenso, poucas pancadas de chuva foram observadas no estado. Algumas áreas da capital paulista e da Grande São Paulo tiveram chuva forte durante a tarde, que causaram alagamentos em alguns bairros.
A redução das pancadas de chuva e o aumento do calor desde o início do carnaval estão de acordo com a previsão que a Climatempo lançou mais de 15 dias antes das festividades. Mudanças na circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, vão aumentar a nebulosidade e as condições para chuva no estado de São Paulo nas próximas 48 horas.
Previsão para terça e quarta-feira
A terça-feira de carnaval, 17 de fevereiro, ainda será um dia com sol forte pela manhã e no início da tarde. O dia será quente, com temperaturas altas à tarde, como nos últimos dois dias. Grandes nuvens vão se desenvolver no decorrer da tarde provocando pancadas de chuva e raios em todas as regiões paulistas. Há risco de chuva moderada a forte também na Grande São Paulo. As pancadas de chuva nesta terça-feira voltam a ocorrer em muito mais áreas do estado, na comparação com o que foi observado no fim de semana.
A quarta-feira, 18, também será um dia quente e abafado, com predomínio de sol pela manhã no interior, no litoral e na Grande São Paulo. Porém, as pancadas de chuva poderão começar por todo o estado já no início de tarde e o risco de chuva forte é maior do que na terça.
Por que o risco de chuva vai aumentar?
Desde o início do carnaval, o estado de São Paulo tem estado sob a influência da ASAS – a Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul. Este sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre a região Sudeste e causou uma alteração no movimento dos ventos, em vários níveis da atmosfera, que reduziu a nebulosidade e as condições para chuva.
O risco de chuva aumenta a partir desta terça-feira, 17, porque a ASAS muda de lugar e diminui sua influência sobre o estado de São Paulo e uma área de baixa pressão atmosférica se forma no mar, perto da costa paulista. Estas mudanças na circulação de ventos vão facilitar a formação de nuvens carregadas. Além disso, o ar continua muito quente e o calor é combustível natural para o crescimento de grandes nuvens.
Durante a quarta-feira, uma frente fria se organiza sobre o oceano, entre a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, contribuindo para deixar o tempo mais instável, com maior risco de chuva forte.
Cidade de São Paulo tem uma das tardes mais quentes do ano até agora
Com temperatura máxima de 34,1°C nesta segunda-feira de carnaval, a cidade de São Paulo teve a terceira tarde mais quente de 2026 de até agora. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na estação meteorológica localizada no Mirante de Santana, na zona norte da capital.
Confira as maiores temperaturas registradas em 2026 em São Paulo:
(fonte: Inmet)
34,6°C 10 de janeiro
34,5°C 13 de fevereiro, 12 de janeiro
34,1°C 15 de fevereiro
33,7°C 11 de janeiro
Quanto choveu na capital paulista na tarde de 16/2/26?
A chuva forte ocorreu só em alguns bairros da cidade de São Pualo, mas deixou 7 pontos alagados, pela avaliação do CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura paulistana. Em alguns locais choveu mais de 20 mm em apenas 1 hora.
São Miguel Paulista: 40,2 mm em 3h , 32,2 mm em 1h
Pirituba: 34,8 mm em 4h, 29,2 mm em 1h
Santana: 34,0 mm em 4h, 33,6 mm dm 1h
Itaim Paulista: 31,4 mm em 3h, 28,6 mm em 1h
Freguesia do Ó: 26,2 mm em 4h; 20,0 mm em 1h
Calor de 37°C no interior de SP
Conforme previsto e alertado pela Climatempo, o calor vem sendo intenso no estado de São Paulo desde o início do carnaval de 2026, com temperaturas superando os 35°C principalmente no centro, oeste e norte do estado. Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 37,2°C em Rancharia e 37,0°C em Valparaíso. No domingo, a temperatura chegou aos 36,4°C em Bebedouro. Estas temperaturas estão entre as mais altas do país nestes dois dias.
Fonte: Climatempo











