Merlin, um cão que sofria de problemas cardíacos, acabou falecendo em 2024, deixando um vazio imenso na família — e em Carlo, um gatinho que nunca havia conhecido a vida sem o amigo.
Segundo a dona dos pets, Greta Westhoff, de 20 anos, eles cresceram juntos. Carlo foi resgatado quando tinha apenas seis meses e Merlin já estava na família havia quatro anos.
“Eles se deram muito bem imediatamente e não tiveram problemas um com o outro. Suas personalidades eram muito parecidas, pois ambos eram muito calmos, amigáveis e carinhosos”, contou Greta à Newsweek.
Após a perda, a família fez uma sepultura no jardim para homenagear o cãozinho. Mas, dias depois, Carlo começou a passar longos períodos ao lado do túmulo, muitas vezes sentado por horas, cabisbaixo.
“Nos dias seguintes à perda de Merlin, Carlo ficou mais quieto do que antes e parecia ter perdido o entusiasmo pela vida. Sempre que eu ia ao nosso banco para olhar o túmulo, Carlo também ia. Percebi que havia perdido meu cachorro e ele havia perdido o irmão”, disse.
Infelizmente, o que parecia um luto silencioso teve um fim trágico. Dez dias após a morte de Merlin, Carlo também faleceu.
Ele foi atropelado, algo que, segundo Greta, era impensável para um gato cauteloso como ele.
“Moramos em uma área pequena onde as pessoas dirigem devagar por causa das crianças, e ele era esperto demais para ser atropelado. Acho que ele não entendeu por que o amigo não estava mais lá, e isso o tirou do sério. Mas sei que os dois estão no céu juntos agora.”
No TikTok, Greta compartilhou um vídeo tocante, que emocionou milhões de pessoas. Nas imagens, Carlo aparecia sentado em silêncio ao lado do túmulo de Merlin.
O vídeo, visto por mais de 9 milhões de pessoas, arrancou lágrimas e palavras de carinho de internautas do mundo todo.
“Meu coração não aguentaria… perder dois bebês ao mesmo tempo, acho que morreria”, comentou uma pessoa.
“O luto de um animal de estimação é a coisa mais difícil de assistir”, disse outra.
Segundo o Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Colorado, o luto entre animais é real e pode ser profundamente doloroso.
Animais que perdem membros da família, seja humanos ou outros bichinhos, podem apresentar mudanças nos hábitos alimentares, no sono e até no comportamento social.
Eles podem parar de comer, ficar mais letárgicos, demonstrar comportamento de busca pelo amigo que partiu ou perder o interesse pelas coisas ao redor.
Nesses momentos, especialistas recomendam manter uma rotina estável, oferecer alimentos preferidos, promover atividades leves e, principalmente, acolher o animal com carinho e paciência.
A presença e o afeto dos tutores são fundamentais para ajudar o pet a superar o luto.
Fonte: R7