Temperaturas elevadas colocam o estado em alerta e podem pressionar o sistema de abastecimento
O Estado de São Paulo enfrenta uma onda de calor que elevou nesta semana as temperaturas em 5 graus centígrados (°C) acima da média histórica para o período, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento. Essa condição, aliada ao período de férias com lazer e veraneio, resulta em um aumento expressivo no consumo de água o que pode impactar o sistema de abastecimento da cidade.
Diante do cenário, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, alertou para a necessidade do uso responsável e consumo consciente da água tratada por parte da população.
“Nesse momento, pequenas atitudes fazem uma grande diferença no uso e na preservação dos recursos hídricos. É imprescindível que a população evite desperdícios como lavar carros e calçadas ou uso para abastecer piscinas. Diminuir o tempo de banho e reutilizar água sempre que possível também são medidas bem-vindas. O uso da água deve ser priorizado para o preparo de alimentos, hidratação e higiene pessoal”, orienta Alexandre Leite, gerente de operações.
O Inmet destaca que a onda de calor deve persistir até o fim da semana, com possibilidade de manutenção das temperaturas elevadas até o domingo, dia 28 de dezembro.
A BRK informou ainda que mantém planos de ação contínuos para que o abastecimento siga de forma regular. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.











