Capacitação será ministrada pelo 7º grupamento do Corpo de Bombeiros e abordará técnicas de combate terrestre e aéreo, além de exercícios práticos em campo
A equipe de brigadistas da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela gestão da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Mata de Santa Genebra, participa nesta sexta-feira, 23 de maio, de um treinamento especializado de combate a incêndios florestais. A atividade vai acontecer entre 8h e 13h, em parceria com o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Campinas.
A capacitação tem como objetivo reforçar a prevenção e a resposta rápida a incêndios na unidade de conservação ambiental, considerada uma das mais importantes da Região Metropolitana de Campinas.
Durante o treinamento, os brigadistas serão instruídos em técnicas de combate terrestre e aéreo, além de participarem de exercícios práticos em campo, fundamentais para atuação em áreas de vegetação densa e risco ambiental elevado.
Os temas abordados incluem:
Técnicas práticas de combate a incêndio florestal (terrestre e aéreo);
Uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs);
Segurança operacional;
Manutenção de ferramentas;
Estudo do comportamento do fogo;
Formação e organização de brigadas especializadas.
A bióloga Sabrina Kelly Batista Martins, diretora técnica da Mata de Santa Genebra, explica que serão utilizados equipamentos como caminhão, abafadores, mochilas costais, enxadas, foices, facões e uma camionete com motobomba.
O presidente da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), Rogério Menezes, ressalta que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico para o período de estiagem, que se intensifica entre junho e setembro. “O treinamento é mais um passo na parceria com o Corpo de Bombeiros para que estejam todos bem habilitados, preparados, com a infraestrutura necessária no caso de emergência. Além disso, nossa frota foi revitalizada, estamos ajustando a nossa capacidade de resposta para esse período sem chuvas que já começou e os riscos de incêndio aumentam. A gente está bastante preparado, terminando o nosso processo de preparação com essa atividade de articulação”, afirmou.
Maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas
A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol, é o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas, e abriga uma grande diversidade de animais. Ela é uma Área de Relevante Interesse Ecológico. Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).
Somente do grupo de vertebrados são 365 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 247 de aves, 56 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.) não há um valor definido, o grupo de invertebrados mais conhecido de Mata é o das borboletas, com 700 espécies identificadas.
Dentre os animais já identificados na Mata há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis). Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de espécies quase ameaçadas.
Foto: Carlos Bassan