Aviões da FAB transportarão bombeiros, especialistas, hospital de campanha, medicamentos e equipamentos para reforçar as operações de resgate e atendimento aos atingidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil enviará, na manhã desta sexta-feira (26), uma missão humanitária para auxiliar nas operações de busca e resgate às vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela. A ação será realizada com uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), que partirá do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Segundo o presidente, a primeira missão levará 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A aeronave também transportará nove toneladas de equipamentos destinados às operações de busca, resgate e salvamento.
Lula informou que conversou por telefone com a presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, para manifestar a solidariedade do governo brasileiro à população venezuelana e definir as principais necessidades de apoio ao país vizinho.
O presidente também anunciou uma segunda missão humanitária, prevista para sábado (27). O voo levará equipamentos para a instalação de um hospital de campanha, 100 purificadores de água com painéis solares, medicamentos e materiais médicos destinados à realização de cirurgias e ao atendimento das vítimas.
“Seguiremos acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos de socorro às vítimas para prestar todo o apoio necessário aos nossos irmãos venezuelanos”, afirmou Lula em publicação nas redes sociais.
Mais cedo, o Ministério da Saúde já havia informado que mantinha contato com as autoridades venezuelanas para organizar o envio de insumos, medicamentos e profissionais da área da saúde.
A tragédia provocada pelos terremotos continua mobilizando equipes de resgate. De acordo com o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, o número oficial de mortos chegou a 188, enquanto mais de 1.500 pessoas foram hospitalizadas.
Entretanto, a dimensão da tragédia pode ser ainda maior. Um portal criado por integrantes da sociedade civil para reunir informações sobre as vítimas aponta que mais de 40 mil pessoas seguem desaparecidas, número que ainda não foi confirmado oficialmente pelas autoridades.
Os dois terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram com apenas 39 segundos de diferença na quarta-feira (24). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o primeiro tremor foi registrado nas proximidades de San Felipe e o segundo, mais intenso, atingiu a região de Morón, no centro-norte do país.
Os abalos provocaram o desabamento de prédios, residências e outras edificações, além de causar interrupções no fornecimento de energia elétrica, comunicações e serviços essenciais. A região litorânea de Morón, localizada a cerca de 160 quilômetros de Caracas, no estado de La Guaira, foi uma das mais afetadas pela destruição. (Renan Isaltino)
Foto: ilustrativa
Fonte: Agência Brasil













