Portal Veloz

Black Friday e Natal devem abrir mais de 500 mil vagas temporárias; saiba se candidatar

Estimativa é de aumento de 7,5% nas contratações, entre outubro e dezembro, em relação ao mesmo período de 2024

A Black Friday, Natal e início das férias escolares devem impulsionar a abertura de 535 mil contratos de trabalho temporário, entre os meses de outubro e dezembro deste ano.

A estimativa é da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário). O número representa crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

As contratações devem ser puxadas pelo setor da indústria (50%), seguido pelo de serviços (30%) e comércio (20%).

Segundo a associação, a expectativa é que o segundo semestre deste ano encerre com mais de 1 milhão de contratações temporárias, estimuladas pelas datas sazonais.

Além da oportunidade de começar ou retornar ao mercado de trabalho, o contrato temporário tem taxa média histórica de efetivação cerca de 20%.

“O trabalho temporário é uma porta de entrada ao mercado de trabalho. Muitas empresas oferecem o treinamento necessário, e quando o profissional se mostra dedicado, proativo e comprometido, há grandes chances de efetivação”, afirma Alexandre Leite Lopes, presidente da Asserttem.

O que é vaga temporária

O trabalho temporário é um regime especial de contratação que permite às empresas atender às demandas em períodos de maior movimentação.

De acordo com o presidente da Asserttem, é uma alternativa que garante flexibilidade, agilidade e segurança jurídica às empresas e formalização e oportunidades de renda aos trabalhadores.

Em muitas funções, não é exigida experiência prévia ou formação específica, e diversas empresas investem na capacitação e qualificação desses trabalhadores.

Desempenho do setor

Entre julho e setembro, o país registrou cerca de 624 mil contratações temporárias, o que representa um aumento de 2% em relação ao mesmo trimestre de 2024.

Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram o agronegócio, a indústria e a logística, que mantêm o trabalho temporário como uma ferramenta estratégica para atender à sazonalidade.

Como funciona

O trabalho temporário é um tipo de contratação com prazo de duração determinado. Nesse caso, o vínculo entre empregador e empregado não é permanente. Muitas empresas e companhias adotam esse tipo de contrato para atender alguma demanda específica, principalmente em datas festivas.

Os funcionários têm os seus direitos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assim como os trabalhadores fixos. Eles são contratados pelo mesmo regime e também possuem a carteira assinada.

O prazo do contrato não pode exceder 180 dias, consecutivos, ou não. Caso necessário, o período de trabalho pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias a mais, totalizando 270 dias. Para validar a prorrogação, a empresa precisa justificar a causa para ser avaliada a necessidade.

Mesmo com uma previsão de término de contrato, o trabalhador tem assegurado por lei diversos direitos. Entre eles: remuneração equivalente à recebida pelos empregados da mesma categoria; pagamento de férias proporcionais; Fundo de Garantia do Tempo de Serviço; benefícios e serviços da Previdência Social; Seguro de acidente de trabalho; décimo terceiro proporcional; e descanso semanal remunerado.

Como se candidatar

Para conquistar uma oportunidade temporária, de acordo com a Asserttem, o trabalhador precisa mostrar o que pode oferecer à empresa em termos de competência e experiência profissional, já que as organizações buscam profissionais responsáveis e comprometidos com o negócio.

“Uma dica é que o profissional entenda quais são as suas habilidades e busque uma empresa alinhada ao seu perfil, já que os contratantes procuram pessoas com disponibilidade e engajamento para o trabalho, dedicadas e com vontade de aprender”, afirma a associação.

Por meio do site da Asserttem (asserttem.org.br) é possível acessar agências oficiais de trabalho temporário registradas no Ministério da Economia.

Onde encontrar as vagas temporárias

  • Site da Asserttem

No site da Associação Brasileira de Trabalho Temporário é possível conferir as agências disponíveis por estado e região.

  • LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional e que pode oferecer resultados para buscas por vagas temporárias. Para conferir as vagas no site, o usuário deve digitar “trabalho temporário” no campo de busca da plataforma.

  • Ministério do Trabalho

O site Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, também possui um buscador de vagas cadastradas em todo o país. Ao preencher a ocupação e selecionar os filtros, é possível encontrar vagas que atendem melhor as expectativas de quem utiliza a plataforma.

  • Outras plataformas

bne.com.br

br.indeed.com

catho.com.br

empregos.com.br

employer.com.br

infojobs.com.br

luandre.com.br

vagas.com.br

 

Fonte: R7

Foto: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

×

Buscar no Portal Veloz