Portal Veloz

Balanço da chuva: serviços da Prefeitura atualizam ocorrências e impactos em Campinas

O acumulado de chuvas na cidade chegou a 55,6 milímetros

 A chuva desta segunda-feira, 22 de setembro, causou quedas de árvores, alagamentos de imóveis e de vias da cidade. O acumulado de chuvas na cidade chegou a 55,6 milímetros, sendo a maior medição no Distrito de Barão Geraldo.

 A velocidade do vento alcançou 74km/h registrada às 14h, no Aeroporto de Viracopos. As equipes da Prefeitura de Campinas seguem mobilizadas para atender a população.

Árvores 

Caíram 50 árvores e cinco quedas de galhos na cidade, sendo sete delas sobre a rede elétrica. Confira a distribuição por regiões:

Região Norte (16);

Leste (11);

Sudoeste (8);

Noroeste (8);

e Sudoeste (7);

Os galhos caíram nas regiões Leste, Norte e Noroeste.

Mais ocorrências

Os alagamentos foram registrados nos bairros Jardim Chapadão (Norte), Jardim Novo Flamboyant (Leste), Jardim Brasil (Norte), Cidade Satélite Íris (Noroeste) e Jardim Campo Belo (Sul).

Um muro caiu no Jardim São Pedro (Região Sul).

Houve seis destelhamentos de imóveis nos bairros Vila Mimosa (Sul), 2 no Satélite Íris I (Noroeste), Jardim Monte Cristo (Sul), Jardim Santa Lúcia (Noroeste) e Jardim Cura D’ars (Sul).

Sete árvores estão com risco de queda nas regiões Sul (2), Norte (3), Noroeste (1) e Leste (1). Dois imóveis foram vistoriados para risco (Vila Paraíso, região Sul, e Jardim Santa Lúcia, Sudoeste).

Serviços Públicos  

Doze equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuaram desde cedo na remoção de árvores e galhos. No período da noite, haverá equipes de plantão para desobstruir vias em que houve queda de árvores. A prioridade é para a liberação do trânsito e do acesso às casas. Ao longo de todo o dia, 25 profissionais também trabalharam na limpeza e desobstrução de bocas de lobo.

É importante esclarecer que um grande volume de chuva e ventos fortes podem provocar a queda de árvores, mesmo que estejam saudáveis. Por isso, o fato de uma árvore cair, em dias de chuva e vento, não tem relação direta com pedidos anteriores de remoção ou poda. As árvores são extraídas somente e quando comprovada a necessidade, após vistoria e elaboração de laudo.

Trânsito  

Foram registrados alagamentos em diversos pontos da cidade. Agentes da Emdec monitoraram o trânsito e ativaram faixa reversível no Bosque. A Estação BRT Piracicaba, no Corredor Ouro Verde, precisou ser desativada. As operações de embarque e desembarque são realizadas pelo lado direito da via, no piso normal, antes e depois do local, que está alagado. Faixa reversível foi ativada no Bosque das 14h às 16h. Desde a madrugada, 50 agentes da Emdec monitoram o trânsito, orientam motoristas e realizam bloqueios necessários. Painéis eletrônicos da cidade também foram acionados para alertar sobre os pontos de alagamento.

Também foram registradas falhas semafóricas em diversos pontos da cidade, ocasionadas por queda de energia. Nestes casos, equipes da CPFL são acionadas e, nos locais com maior volume de tráfego, como é o caso da avenida John Boyd Dunlop, os agentes da mobilidade urbana operacionalizam os cruzamentos, organizando o fluxo de veículos.

As emergências de trânsito podem ser comunicadas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec” ou pelo Whatsapp (19) 3731-2910, que também recebe chamadas de outras cidades.

Saúde 

As chuvas também afetaram alguns serviços na Rede Mário Gatti. Os exames de Raio X da UPA São José estão provisoriamente interrompidos devido a goteiras que atingiram a sala onde os exames são realizados. A suspensão provisória foi feita preventivamente. Não houve intercorrências nas demais UPAs.

No Mário Gattinho, foi necessário bloquear 11 leitos e três consultórios. Para garantir a continuidade do atendimento, foram feitas algumas readequações, como a instalação de consultórios na sala de procedimento e na sala de internação eletiva. A brinquedoteca será utilizada como sala de observação do Pronto Socorro Infantil.

No Mário Gatti, as chuvas atingiram parte do teto. Foram interditados quatro leitos e um consultório. Nos dois hospitais, as equipes de higiene e manutenção estão atuando para que o serviço seja retomado em sua integralidade no menor tempo possível. Apesar dos problemas, o atendimento está mantido.

Reforma do telhado

Como parte das soluções para os impactos das chuvas, está em andamento a reforma do telhado do Hospital Dr. Mário Gatti. A obra começou pela retirada das cerca de 1,2 mil placas solares instaladas por meio do Programa CPFL nos Hospitais. Após a troca das telhas, os equipamentos serão reinstalados. A expectativa é que a substituição do telhado tenha início ainda esta semana. A intervenção acontece em uma área de 2.230 m², que ainda não havia recebido obras anteriores.

Centros de Saúde (CSs):

– Orosimbo Maia – Manteve somente atendimentos agendados após 14h30 por conta da entrada de água. A equipe de limpeza foi acionada.

– Joaquim Egídio e Jardim São Vicente – Somente os atendimentos da sala de vacinação foram suspensos a partir das 14h30 após a entrada de água no local. Não foram registradas perdas de doses.

– CAPS IJ Roda Viva, Santa Odila, Integração, Capivari, Guanabara, 31 de Março, Paranapanema, San Diego e San Martin – Registraram entrada de água, mas mantêm atendimento normal.

– Rossin, Vicente Pisani Neto, Santa Rosa e Satélite Íris 1 – Registraram falta de energia e a distribuidora CPFL Paulista foi acionada para verificar. Os atendimentos foram mantidos, mas o sistema usado pelas unidades básicas apresenta lentidão.

Educação  

Houve quedas de árvores sobre os Centros de Educação Infantil (CEIs) Ferreira da Costa, no Jardim Santa Lúcia, e Margarida Maria Alves, no Parque Vila União. Não houve impacto nas aulas. A retirada será feita pelas equipes de manutenção da Secretaria de Educação.

Previsão do tempo para a região de Campinas nos próximos dias

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a previsão de tempo para a terça-feira é de nebulosidade variável. Chuvas ainda podem ocorrer na região de Campinas durante a madrugada quando a frente fria vai em direção a Minas Gerais. Durante o dia, o tempo melhora e a nebulosidade diminui, com sol a partir do período da tarde. As temperaturas ficam entre 15 e 26°C, e os ventos sopram com intensidade moderada a forte ao longo do dia.

Na quarta-feira, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado. A convergência de umidade em altitudes baixas favorece a maior presença de nuvens ao longo do dia e poderá resultar em pancadas de chuva, ou mesmo temporais.

Ainda não há indicativos de volumes de chuva muito elevados, mas as chuvas podem ser locais e acompanhadas por raios e rajadas de vento. As temperaturas ficam entre 15 e 27°C, com ventos moderados a fortes ao longo do dia.

Na quinta e sexta-feira, a previsão é de céu parcialmente nublado a predomínio de sol. A entrada do ar frio, de origem polar (ainda associado à frente fria do começo da semana) tem um reforço na região, e as temperaturas caem mais, ficando entre 14 e 20°C na quinta-feira e entre 12 e 23°C na sexta-feira. Os ventos fortes nos dois dias deverão proporcionar a sensação de frio em alguns momentos.

Serviço

Ligue 199: Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;

Ligue 118: Emdec, para emergências de trânsito;

Ligue 193: Bombeiros, para situação de emergência.

Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.

×

Buscar no Portal Veloz