O piloto foi resgatado do local por uma equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar
Um avião de pequeno porte fez um pouso de emergência em uma área de mata dentro de um condomínio, na região da Serra do Japi, em Jundiaí (SP), na manhã deste sábado (26). Apesar do susto, o piloto não ficou ferido.
De acordo com informações da concessionária VOA-SP, que administra o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, a aeronave modelo Cessna 150L, fabricada em 1971 e de prefixo PR-NIJ, apresentou falha no motor por volta das 11h. O piloto, que voava sozinho, precisou buscar um local seguro para realizar o pouso forçado.
A aeronave decolou de um aeroporto particular em Bragança Paulista (SP) para realizar um voo local de divulgação de propaganda aérea, com previsão de retorno ao ponto de origem. No entanto, após o problema mecânico, o piloto tentou direcionar o avião para o aeroporto de Jundiaí, mas não conseguiu completar o trajeto e optou por pousar em uma área descampada, próxima à Etec Benedito Storani.
Após o pouso, o avião acabou virando de “barriga para cima” e sofreu avarias na parte dianteira. O piloto foi resgatado do local por uma equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar, e passa bem.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da VOA-SP e da concessionária responsável pela rodovia próxima ao local foram acionadas para atender à ocorrência. O Serviço de Busca e Salvamento Aeronáutico (Salvaero), da Força Aérea Brasileira (FAB), e o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos também foram notificados para investigar as causas da pane.
A área foi isolada para a realização dos procedimentos de segurança e retirada da aeronave. (Renan Isaltino)