Filho de pai norueguês e da campineira Alessandra Pinheiro de Castro, o atleta Lucas Pinheiro permitiu ao Brasil chegar ao pódio pela primeira vez em 102 anos de Jogos de Inverno
Lucas Pinheiro Braathen, nascido na Noruega, filho da Campineira Alessandra Pinheiro de Castro e do pai norueguês, Lucas Braathen, conquistou neste sábado, 14 de fevereiro, em Milão-Cortina, na Itália, a medalha de ouro na modalidade Slalon Gigante nas Olimpíadas de Inverno 2026. O medalhista disputa os Jogos Olímpicos pela primeira vez representando o Brasil. Em 2022, nos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing, defendeu as cores da Noruega.
Durante sua infância, Lucas Pinheiro Braathen vinha pelo menos uma vez por ano visitar sua avó em Campinas, que ainda reside na cidade, onde jogava futebol com os amigos do bairro. Torcedor do São Paulo, gosta de samba, bossa nova e é fã dos craques Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Neymar.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, acompanhou a prova pela televisão e contou que foi emocionante ver o primeiro atleta com raízes latino-americana, brasileira e campineira a conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil em 102 anos dos Jogos Olímpicos de inverno.
“Campinas e o Brasil inteiro estão muito felizes. É uma emoção ver um atleta que tem nacionalidade norueguesa e brasileira representar o país e conquistar uma medalha inédita. É sempre emocionante ouvir o Hino Nacional nas grandes vitórias, nas grandes conquistas do esporte. Lucas Pinheiro Braathen encheu Campinas de orgulho. É talento, dedicação e muita garra representando nossa cidade mundo afora”, festejou o prefeito.
Fernando Vanin, secretário municipal de Esporte e Lazer, também vibrou com a conquista histórica. “Para nós, de Campinas esse feito tem um significado ainda mais especial. Esse vínculo familiar com nossa cidade mostra que o talento esportivo independe de nacionalidade ou de clima, nasce do incentivo, da cultura, da formação e das oportunidades que construímos ao longo dos anos”.
Slalom Gigante
A prova deste sábado foi um teste de nervos onde a técnica brasileira/norueguesa de Lucas brilhou. O Slalom Gigante é uma modalidade que exige dos atletas uma combinação de velocidade, precisão e capacidade de realizar curvas rápidas em alta intensidade. Com duas descidas impecáveis, Lucas superou os grandes favoritos da Europa, como o austríaco Manuel Feller e o suíço Marco Odermatt.
Foto: Divulgação/Rafael Bello/COB











