Portal Veloz

Áreas verdes no Jardim do Lago e Jardim Roseira apresentam irregularidades, aponta fiscalização em Limeira

Uma fiscalização das áreas de proteção ambiental (APPs) de Limeira foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Limeira na tarde desta segunda-feira (8). O colegiado vistoriou dois pontos da cidade, um no Jardim do Lago e outro no Jardim Residencial Roseira, em ambos os membros encontraram uma grande quantidade de lixo, entulho e até móveis espalhados pela mata.

No Jardim do Lago, a vistoria foi iniciada em uma área verde próxima ao Parque Ecológico, lá a Comissão encontrou resíduos espalhados pela mata, desde lixo doméstico, até móveis e entulho de construção. “É um absurdo, pois há coleta de lixo na cidade, não há motivo para a população jogar na área verde. Está faltando colaboração da própria população”, enfatizaram os vereadores.

Além do excesso de lixo espalhado pela mata, o colegiado também encontrou um dos vertedouros do córrego totalmente assoreado pelas folhas das árvores e também por detritos. Continuando a fiscalização, os parlamentares foram até o Parque Ecológico, que estava mais limpo, no entanto, algumas grades que protegem o lago estão deterioradas, entortadas e algumas até foram arrancadas.

Os vereadores avaliaram também a necessidade de ampliar a arborização do parque, uma vez que há áreas secas e sem vegetação. Diante disso, a Comissão vai averiguar a possibilidade de realizar uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e a comunidade local para fazer um mutirão de limpeza e também o plantio de árvores, principalmente frutíferas, beneficiando assim a população e os animais silvestres do entorno.

Jardim Residencial Roseira

Saindo do Jardim do Lago, o colegiado seguiu para uma área verde na rua Hélio Guzela, no Jardim Residencial Roseira, que foi alvo de denúncia de desmatamento na última reunião dos membros. Lá encontraram entulho, lixo, restos de construção, uma moradia improvisada e uma área cercada, da qual visivelmente há pessoas usufruindo do espaço que pertence à Prefeitura.

As deliberações dos membros sobre tudo o que foi visto durante a fiscalização nos dois espaços será feita na próxima reunião da Comissão.

A Comissão de Meio Ambiente é formada pelos vereadores Felipe Penedo (PL), presidente, Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente, e Helder do Táxi (PSD), secretário.

São atribuições dos membros fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental. As reuniões acontecem regimentalmente às quintas-feiras, a partir das 15h.

 

Foto: Câmara de Limeira

×

Buscar no Portal Veloz