Portal Veloz

Após temporal, Prefeitura e Elektro divergem sobre fornecimento de energia em Limeira

Enquanto a concessionária destaca investimentos e rápida retomada do serviço, a administração municipal aponta falhas e insuficiência na modernização da rede

A Prefeitura de Limeira informou que decidiu nesta sexta-feira (30) formalizar denúncia junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão federal responsável por regular e fiscalizar as empresas do setor, contra a Neoenergia Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no município. O Executivo diz que a medida ocorre diante de falhas recorrentes na prestação do serviço, que têm causado prejuízos à população urbana e rural.

Entre as principais reclamações estão a falta de podas regulares de árvores próximas à rede elétrica, interrupções frequentes em áreas rurais e ausência de investimentos estruturais para modernização da rede. A administração também afirma que, mesmo na tarde desta sexta-feira (30), algumas localidades ainda permaneciam sem energia, prejudicando moradores, comércios, produtores rurais e serviços essenciais.

Em resposta, a Neoenergia Elektro divulgou uma nota oficial afirmando que atuou com rapidez após o temporal registrado na noite de quinta-feira (29). Segundo a distribuidora, apenas 7% dos clientes foram impactados e 99% tiveram o fornecimento restabelecido em até 12 horas. A empresa ressaltou que 87% da rede de Limeira é automatizada, permitindo maior precisão na identificação de falhas.

A Elektro destacou investimentos de R$ 19 milhões em 2025 na modernização e expansão das redes e subestações locais. Além disso, também informou em nota que intensificou ações preventivas, como podas de árvores, realizando 4,3 mil procedimentos em 2025 e 441 até o momento em 2026, e reforçou o compromisso com a segurança, transparência e qualidade do fornecimento de energia.

Por outro lado, a Prefeitura de Limeira afirma que existe ausência de investimentos estruturais para modernização e reforço da rede de distribuição da Elektro, mantendo o sistema vulnerável e exposto a interrupções constantes, mesmo em situações climáticas de menor intensidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz