Entender como estão sendo executados os serviços de zeladoria em Limeira, esse é o objetivo do ofício encaminhado à Prefeitura pela Comissão de Obras na reunião desta quinta-feira, 12 de junho. Os parlamentares pediram que o Executivo encaminhe de forma discriminada a relação dos serviços executados, quais empresas são responsáveis, bem como o custo e o cronograma de realização.
Fiscalização
A Comissão de Obras da Câmara vai fiscalizar as obras de duplicação da avenida Dr. Lauro Corrêa no dia 24 de junho. O secretário de Obras e a empresa responsável foram convidados para acompanhar a diligência. O objetivo é entender os motivos da paralisação.
Os parlamentares também vão vistoriar as ruas Antônio de Lucca e Arthur Reis, nos bairros Alvorada e Nova Suíça. De acordo com eles, o asfaltamento já foi concluído, no entanto as vias não foram liberadas ainda.
Questionamentos sobre o andamento das obras foram enviados pelo colegiado à Prefeitura. Os vereadores querem saber: porque as obras da avenida Dr. lauro Corrêa estão paralisadas e se há entraves jurídicos ou técnicos que impeçam o andamento. Também questionaram sobre a situação do asfaltamento das ruas Antônio de Lucca e Arthur Reis.
Denúncia
Durante a reunião, os parlamentares receberam uma denúncia da Associação de Moradores do Jardim Primavera sobre o estado do asfalto do bairro. Conforme o documento, há afundamento e danos em várias ruas, dificultando o tráfego de veículos e trazendo transtornos para os moradores. Eles afirmam que parte da infraestrutura ainda está dentro da garantia da Construtora Cataguá, para a qual já pediram o reparo, no entanto nada foi feito.
A Comissão encaminhou ofício à Prefeitura para que informe quais providências serão adotadas em relação aos problemas apontados.
Iluminação pública
Os vereadores também debateram sobre o resultado do trabalho da Comissão para a regularização dos problemas de iluminação pública da cidade nos últimos meses. De acordo com eles, após a reunião realizada pela Comissão no dia 29 de maio, na qual foram ouvidos representantes da Secretaria de Obras e da Fortnort, responsável pela troca de lâmpadas, três equipes da empresa foram colocadas nas ruas, intercaladas dia e noite, para regularizar a situação.
Segundo o colegiado, é possível identificar visualmente a melhora da situação da iluminação pública na cidade. Eles também disseram que boa parte dos protocolos levados aos gabinetes já foram solucionados. “A Comissão tem acompanhado de perto a regularização dos serviços de iluminação pública, que passaram a ser realizados por uma força-tarefa. Essas ações resultaram de esforços e iniciativas exclusivas da Comissão, que promoveram tratativas específicas para atender à demanda da população e resolver a problemática”, disseram.
Uma nova reunião foi marcada para o dia 26 de junho para avaliar o andamento do serviço e se a empresa cumpriu a promessa de regularizar a demanda de troca de lâmpadas até 16 de junho. Um requerimento solicitando à Prefeitura que entregue ao colegiado um relatório atualizado do atendimento dos chamados, finalizados e em andamento, relacionados à troca de lâmpadas queimadas na reunião, também foi enviado ao Executivo.
“Os membros da Comissão mantêm contato contínuo com a empresa contratada, o Poder Executivo Municipal e, principalmente, com a população interessada, assegurando o acompanhamento e a transparência de todo o processo de regularização da iluminação pública na cidade, assumindo o compromisso com a população limeirense”, destacaram os vereadores.
Comissão
A Comissão de Obras e Planejamento Urbano é responsável por temas como serviços públicos, uso, ocupação e parcelamento do solo, e é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (SD), secretário. Eles se reúnem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 13h30. Todas as deliberações são registradas em ata.
Foto: Câmara de Limeira