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Após denúncias de longa espera, coordenador médico do PS da Humanitária diz que fila estava dentro do limite

Após denúncias de pacientes sobre a demora de mais de três horas no atendimento no Pronto-Socorro (PS) do Hospital Humanitária de Limeira, a direção da unidade se pronunciou oficialmente por meio de nota enviada ao Portal Veloz nesta terça-feira (17). A resposta, assinada pelo coordenador médico do PS Adulto, Dr. Marco Antonio Dalfre Filho (CRM/SP 120535), afirma que o tempo médio de espera registrado na última sexta-feira (13) à noite foi inferior a 60 minutos, mesmo para pacientes classificados com menor urgência.

No mesmo dia, a equipe do Portal Veloz, parceiro oficial do R7, esteve na unidade após receber reclamações de pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento por horas. Um dos relatos veio de Jhonatan, que estava com a esposa no local desde as 17h e reclamou da longa espera. Ele chegou a registrar a insatisfação diretamente com a equipe médica.

Em nota anterior, enviada por uma supervisora de enfermagem, o hospital informou que todos os atendimentos seguem os protocolos estabelecidos pelo Sistema de Classificação de Risco. O comunicado ressaltava que o tempo de espera varia conforme a gravidade do caso.

Agora, com informações detalhadas, o coordenador médico esclareceu que o pronto-socorro segue a classificação de risco adotada pelo Ministério da Saúde, que define prazos máximos para atendimento de acordo com cinco cores: vermelho (emergência, atendimento imediato), laranja (muito urgente, até 10 minutos), amarelo (urgente, até 60 minutos), verde (pouco urgente, até 120 minutos) e azul (não urgente, até 240 minutos).

Apesar do pico de demanda registrado entre 16h e 19h no dia 13 — com a abertura de 35 fichas e o atendimento simultâneo a três casos graves —, a instituição afirma que o tempo de espera registrado, ainda que tenha alcançado três horas em alguns casos classificados como “azul”, se manteve dentro dos limites máximos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Ainda segundo Dr. Marco Dalfre, a equipe médica da clínica do pronto-socorro é composta por dois plantonistas 24 horas por dia, com o reforço de um terceiro médico em horário de pico, atualmente das 11h às 17h. A instituição estuda transferir esse terceiro turno para o período das 13h às 19h, com o objetivo de melhor atender à demanda crescente.

O médico também destacou que o aumento na procura por atendimentos neste período do ano se deve a uma maior incidência de doenças respiratórias e outras emergências sazonais. Segundo ele, a sobrecarga não é exclusiva da Humanitária, mas reflete a realidade de toda a rede municipal de saúde de Limeira.

A direção da Humanitária ainda reafirmou seu compromisso com um atendimento de qualidade e humanizado e se coloca à disposição para outros esclarecimentos ao final da nota.

Confira na íntegra:

“Limeira, 16 de junho de 2025

NOTA de ESCLARECIMENTOS a reportagem do dia

Os atendimentos realizados em nosso hospital seguem os critérios técnicos de classificação de risco e prioridade de atendimento, conforme preconizados pelo ministério da saúde, sendo que os pacientes com maior gravidade são atendidos prioritariamente, a saber:

VERMELHO – EMERGENCIA – atendimento imediato

LARANJA – MUITO URGENTE – realizado em até 10 minutos

AMARELO – URGENTE – realizado em até 60 minutos

VERDE – POUCO URGENTE – realizado em até 120 minutos

AZUL – NÃO URGENTE – realizado em até 240 minutos

Sendo que esse tempo de atendimento é o MAXIMO recomendado pelo Ministério da Saúde, desde a chegada do paciente a unidade até o atendimento pelo médico plantonista.

ORA, em nossa unidade priorizamos por um atendimento de qualidade e humanizado sendo este realizado o mais rápido possível, sendo que em relação ao nosso tempo médio de atendimento no hospital durante todo o dia do dia 13/06/2025 foi MENOR DO QUE 60 MINUTOS, inclusive para os pacientes classificados como AZUL (horário desde a retirada de senha no totem assim que paciente chega a unidade até o momento do atendimento médico). Entretanto, neste mesmo dia no horário das 16 às 19h tivemos uma demanda aumentada de atendimento com abertura de 35 fichas de atendimento, além de 3 pacientes graves que se encontravam na emergência da unidade, e isto gerou sim uma maior demora no atendimento o qual chegou a 3 horas (180 minutos) em algumas fichas que estavam classificadas como azul (sendo este tempo abaixo do máximo recomendado pelo ministério da saúde).

Nossa equipe de plantão de clinica medica é constituída de 2 plantonistas 24h, sendo que um terceiro médico atua por 6 horas no horário de maior fluxo (o qual atualmente consideramos das 11 as 17h). Estamos diariamente reavaliando os horários de maior fluxo de atendimento de modo a readequarmos e melhorarmos ainda mais o conforto e a agilidade no atendimento aos pacientes que nos procuram, sendo que estamos avaliando a mudança deste medico para atendimento das 13-19h.

Ressalvamos que não se trata de caso isolado da Humanitária, mas sim de toda rede municipal de Saúde, haja vista que outras unidades médicas, os atendimentos estão também com sua capacidade máxima, considerando que nesse período do ano, incluem-se inúmeros a problemas respiratórios tanto em adultos quanto em crianças, além de outras patologias atendidas em emergências e urgências.

Colocamo-nos a disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se façam necessários.

Dr Marco Antonio Dalfre Filho

CRM/SP 120535

Coordenador -medico Pronto Socorro Adulto SOH”

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