A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Americana realizará no dia 6 de abril, a terceira edição da “Caminhada de Conscientização do Autismo”, com o objetivo de celebrar a inclusão e a diversidade, demonstrando apoio às pessoas do espectro autista e combatendo preconceitos. A iniciativa, que conta com o apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, além de outras empresas e instituições da cidade, integra as atividades do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma oportunidade para educar e sensibilizar a comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A caminhada terá início às 8h30, com ponto de partida no Centro de Cultura e Lazer (CCL) do município, localizado na Avenida Brasil. O encerramento ocorrerá em frente à sede da APAE, onde haverá brinquedo inflável para as crianças, além da distribuição gratuita de pipoca e algodão doce para os participantes. Para marcar a mobilização e garantir que os participantes estejam trajados igualmente, antes da caminhada, das 8h às 8h30, será feita a distribuição gratuita de 200 camisetas azuis. O evento é aberto à participação popular e deve reunir familiares de autistas, colaboradores(as) da Apae e apoiadores(as) da causa. Aproximadamente 500 pessoas participaram da ação nas edições passadas.
“A APAE de Americana agradece o apoio da Suzano em nossa Caminhada de Conscientização sobre o Autismo e o compromisso com essa causa nobre. Essa contribuição é fundamental para que possamos promover a conscientização e o respeito pelas pessoas com autismo. Juntos, podemos fazer a diferença e criar uma sociedade mais inclusiva e respeitosa”, comenta o presidente da APAE de Americana, Luiz Carlos Rodegher.
Segundo ele, a participação da comunidade é fundamental para a mudança de atitude em relação ao autismo e a promoção de uma sociedade mais inclusiva. “A ideia desse evento surgiu da necessidade de trabalhar a conscientização sobre o autismo, desmistificando preconceitos e estereótipos. É necessário promover a inclusão e o respeito pelas pessoas com autismo, garantindo que elas tenham acesso a oportunidades iguais, e também oferecer apoio às famílias, ajudando-as a lidar com os desafios do dia a dia. Convidamos a todos a vestirem a camiseta azul e virem caminhar com a gente para dar visibilidade a essa causa tão importante!”, destaca.
Essa é a primeira vez que a Suzano patrocina a Caminhada de Conscientização do Autismo, mas a empresa já desenvolveu outras ações em prol da associação, entre elas a destinação dos donativos arrecadados durante as últimas edições da “Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem”, realizada em Americana.
“A Suzano acredita que cultivar a diversidade é essencial para tornar o planeta um lugar melhor, e eventos como esse são de grande relevância para promover a conscientização e a inclusão das pessoas com autismo na sociedade, contribuindo para a criação de um ambiente mais acolhedor para aqueles que vivem com TEA. Incentivar a diversidade, a equidade e a inclusão é uma responsabilidade de toda a sociedade, incluindo as empresas, e a Suzano assume e reforça esse compromisso ao apoiar ações como a Caminhada de Conscientização do Autismo da APAE de Americana. Isso vai de encontro com nosso direcionador de cultura, que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo”, comenta Adriano Silva Martins, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.
Foto: Divulgação/APAE Americana