A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está executando a aplicação de um agente biológico (Metarhizium) para o controle do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, em áreas de risco do município. A ação de prevenção e combate ao parasita abrange as Orlas da Praia dos Namorados e da Praia Azul, Lagoas do Berinjela e do Piva, Parque Ecológico, Jardim Botânico, Parque Natural Nilton Pinto Duarte e margens do Ribeirão Quilombo.
O trabalho é executado em parceria com o Instituto Biológico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e a empresa Toyobo, licenciada pelo Instituto, com o acompanhamento da Secretaria de Saúde.
O produto já foi aplicado na Orla da Praia dos Namorados, na sexta-feira (28). A equipe pulverizou a área com a aplicação de fungos entomopatogênicos. As áreas também receberão armadilhas de monitoramento da população de carrapatos em suas diferentes fases de desenvolvimento.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, o agente de controle proporciona a eliminação do carrapato sem agredir o meio ambiente e os animais. “Esse trabalho tem surtido efeito e a parceria com o Instituto e a Toyobo, que cede o produto, tem proporcionado o controle e eliminação do carrapato-estrela nas áreas de risco do município. É um produto aprovado para utilização em diferentes culturas, sem prejudicar o meio ambiente e os animais, como as capivaras, hospedeiras do carrapato, agindo diretamente no combate ao parasita”, explica Fábio.
Além da pulverização, a Prefeitura de Americana executa o mapeamento das áreas de risco, alertas à população com a instalação de cercas e placas informativas, entre outras ações e medidas de controle.
Foto: Prefeitura de Americana