Três alunas do Colégio Jandyra alcançaram um feito histórico na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na Modalidade Teórica 2025. A estudante Alícia Scarpa Elias, do 3° Ensino Médio, conquistou medalha de ouro e, Ana Clara Felicio Cordasso e Amanda de Paula Harshberger, ambas do 7° ano, receberam medalha de prata.
A OBR reúne milhares de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e tem como objetivo estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos. Na modalidade teórica, os participantes são desafiados a responder questões envolvendo programação, sensores, automação, inteligência artificial, leis da física e funcionamento de robôs em situações reais, uma prova de alto nível técnico e intelectual.
Competir e se destacar não é uma tarefa simples. Para conquistar o ouro e prata, as estudantes enfrentaram meses de preparação, estudos intensivos, simulações, erros e acertos. De acordo com a professora de robótica, Anie Bonel, o desafio vai muito além da sala de aula, exige concentração, domínio de conceitos científicos, pensamento estratégico e, principalmente, persistência. “Cada medalha representa não apenas uma vitória individual, elas reforçam o compromisso do Colégio Jandyra com a educação inovadora, capaz de formar jovens protagonistas, criativos e preparados para os desafios do futuro”, destaca Anie.
Foto: Divulgação