A Secretaria Municipal de Educação de Sumaré promoveu na manhã desta quinta-feira (16) a apresentação das amostras de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com o objetivo de avaliar a qualidade dos gêneros alimentícios que poderão compor a merenda escolar da rede municipal. A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Alimentação Escolar e contou com a presença das nutricionistas da rede, representantes das cooperativas e membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Durante o encontro, os produtores apresentaram uma ampla variedade de alimentos, entre eles abobrinha, alface, banana, beterraba, brócolis, cebolinha, couve, couve-flor, goiaba, limão, repolho e tomate. Os produtos, segundo a secretaria, chamaram a atenção pela coloração viva, frescor e qualidade, evidenciando o compromisso das cooperativas com uma produção sustentável e de alto padrão.
Esses alimentos, de acordo com a pasta, irão compor as refeições servidas diariamente a mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino, garantindo uma alimentação nutritiva, saborosa e de origem local. A ação, ainda de acordo com a Educação, também valoriza o trabalho dos pequenos produtores e fortalece a economia regional.
O secretário municipal de Educação, Danilo de Azevedo, destacou a importância do processo de aquisição de alimentos da agricultura familiar. “Esse momento é fundamental para assegurarmos que nossos estudantes recebam alimentos de qualidade, produzidos de forma sustentável e com origem local. Além de garantir refeições saudáveis para nossas crianças, estamos investindo na agricultura familiar e movimentando a economia de Sumaré”, afirmou o secretário.
PNAE
No mês passado, a Prefeitura anunciou a recuperação de R$ 6 milhões do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), recursos que estavam parados há cinco anos. Parte desse valor — cerca de R$ 2 milhões — será destinada à compra direta de frutas, legumes e verduras de produtores locais, por meio do programa de Agricultura Familiar. O investimento, segundo a administração, vai beneficiar os 22 mil alunos das 40 escolas municipais.
Foto: Prefeitura de Sumaré