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Agentes visitam 400 imóveis no primeiro dia de mutirão contra a dengue em Americana

A Prefeitura de Americana iniciou nesta quarta-feira (19), na Vila Mathiensen, o mutirão para recolhimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os agentes entraram em 400 imóveis e removeram aproximadamente 70 quilos de materiais inservíveis. A retirada é feita pelas equipes de agentes do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue). A ação faz parte da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”.

O mutirão tem o apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, que cedeu um caminhão para auxiliar na retirada dos materiais. O trabalho segue nos próximos dias pelos bairros Cidade Jardim, Jardim das Flores, Jardim dos Lírios e Jardim Lilases.

“Esta é mais uma campanha de mobilização que estamos realizando, com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção e combate à dengue. Estamos com várias frentes de trabalho, seja na área assistencial, na educação e também nas ações operacionais, como esse mutirão. É fundamental o engajamento das pessoas nessa luta, contra um problema que afeta a sociedade como um todo, por isso estamos mobilizando todas as áreas e setores”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

No mutirão, os agentes visitam os imóveis e recolhem todo tipo de material em desuso que possa acumular água, como pneus, latas, tambores, cisternas, garrafas, entre outros. O procedimento também ocorre em terrenos baldios. Nos imóveis edificados, a retirada é feita sob a supervisão e autorização do morador e/ou proprietário. Nesta ação, os agentes não retiram lixo comum e nem móveis ou similares descartados pelos moradores.

“Nós pedimos aos moradores para que recebam os agentes de controle e colaborem com a eliminação de materiais inservíveis. Estamos num momento propício à proliferação do mosquito, devido às altas temperaturas e a ocorrência de chuvas, o que facilita sua reprodução. Por isso é tão importante que as pessoas se conscientizem e se mobilizem na erradicação desses possíveis focos”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Campanha

Americana lançou neste mês a campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”. O objetivo é reforçar as atividades do PMCD e mobilizar a cidade contra a doença. A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde, com envolvimento de todas as pastas da administração municipal.

O município vai fazer uso de drone para auxiliar na inspeção de imóveis fechados e realizar nebulização em pontos específicos. Um novo material, incluindo cartilha e check-list, foi elaborado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino para ser utilizado em atividades com professores e alunos.

O município produziu este ano cerca de 200 mil folders, os quais serão distribuídos à população pelos agentes de controle durante as visitas de casa em casa, bem como nas ações educativas.

Americana também possui um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de diversos setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos.

Um sistema online de monitoramento interno foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com recursos de Inteligência Artificial (IA). O sistema é uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde com o fluxo de informação geral da dengue em toda a rede municipal.

A Prefeitura de Americana efetua o controle com base nas diretrizes do Ministério da Saúde. Todas as atividades desenvolvidas no âmbito municipal estão em consonância com o Plano Nacional de Controle da Dengue.

Em 2024, o PMCD realizou 301.478 visitas em imóveis e retirou aproximadamente 70 toneladas de materiais considerados criadouros do Aedes aegypti. Os agentes ainda realizaram ações de controle em 842 pontos estratégicos.

Como e onde buscar atendimento

As pessoas que apresentarem quadros leves de sintomas, como dor no corpo, dor de cabeça, febre, mal-estar e dor no fundo dos olhos, devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência para avaliação.

Indivíduos que estejam com sintomas leves, mas com dificuldade de alimentação, de hidratação, dores e febre persistente, idosos, gestantes e crianças menores de 2 anos devem buscar as UPAs (Unidades de Prontos Atendimentos) do Zanaga, São José ou Dona Rosa.

Já aqueles que apresentarem sintomas intensos e persistentes, como sangramento, hipotensão e vômito, ou que tenham fatores de risco (comorbidades), devem buscar imediatamente o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

Vacina

Atualmente o público-alvo elegível para receber a vacina contra a dengue em Americana é formado por crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal é feito por meio de duas doses subcutâneas, com intervalo de três meses cada.

A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades básicas de saúde, com exceção das unidades da Praia Azul e São Vito, cujo atendimento ocorre das 8h às 20h.

Foto: Prefeitura de Americana

Espetáculo “A Paixão de Cristo” reúne grande público no Parque dos Espanhóis em Sorocaba

A noite de Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, foi marcada pela presença de cerca de oito mil pessoas, segundo a organizadora do evento, Casa España Sorocaba, que conferiram o espetáculo “A Paixão de Cristo”, no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis. Este ano, a tradicional apresentação trouxe o tema “A dor de uma Mãe: Paixão de Cristo pelos olhos de Maria”, com direção de Alexandro Giovanni, presidente da Casa de España Sorocaba “Dom Felipe II”, e direção artística de Mario Pérsico, contando com a participação de cerca de 120 pessoas na produção. Realizado pela Casa de España Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Assis, o espetáculo revive episódios marcantes da vida de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição, em uma encenação única e emocionante, que faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade, por meio da Lei Municipal nº 8.222, de 16 de julho de 2007. Prestigiaram o evento na Vila Assis, compondo a frente de autoridades, o prefeito Rodrigo Manga; os secretários municipais, Luiz Antonio Zamuner (Cultura) e Lucas Pedrozo (Comunicação); o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o vereador, Fernando Dini; o deputado estadual, Vitão do Cachorrão; além do diretor do evento, Alexandro Giovanni, e do Padre Fernando Giuli, da Paróquia São Francisco de Assis. Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga entregou ao diretor do evento e ao padre da Paróquia votos de congratulações em nome do município, para parabenizar as atividades realizadas na comunidade. “Essa é uma homenagem aos responsáveis por essa comemoração religiosa importantíssima para a nossa cidade. Essa data nos proporciona momentos de reflexão e expressão de fé, que merece o reconhecimento do Poder Público”, destacou o prefeito. “Agradecemos a presença de todos e o apoio da Secult à nossa organização para que o espetáculo acontecesse”, destacou Alexandre Giovani, diretor da encenação “A dor de uma Mãe: Paixão de Cristo pelos olhos de Maria”, que apresentou momentos emblemáticos da vida de Jesus, com a apresentação de 12 cenas: Anunciação do anjo à Maria; Nascimento de Jesus; Batismo; Milagres; Sermão da Montanha; Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; Santa Ceia; Lava-pés; Traição de Judas; Horto das Oliveiras (Prisão de Jesus); Julgamento e Condenação. Após a encenação no Parque dos Espanhóis, houve a Via Crucis, que percorreu as ruas do bairro, ao lado dos artistas, com a encenação do flagelo de Jesus. Essa etapa mostra todo o calvário vivido por Cristo, carregando a cruz até a sua crucificação, martírio, sepultamento e ressurreição, ponto alto de toda a apresentação que aconteceu no Morro do Garrido. O momento também atraiu público de outras cidades, como Jocimara Varallavo e Gabriel Varallavo, que são de Votorantim (SP) e estiveram presentes com a bebê Lorena. Jocimara, já acompanhou a encenação em anos anteriores, já Gabriel, conferiu ao vivo pela primeira vez. “É muito bom poder acompanhar de perto, ficamos muito felizes em participar”, garantiu. A realização do espetáculo e toda a parte da Via Crucis contaram, ainda, com o apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).

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Equador em “alerta máximo” por relatório sobre plano de assassinato de Noboa

O Equador está em “alerta máximo”, afirmou neste sábado (19) o governo, após a divulgação de um relatório do serviço de inteligência com a advertência sobre uma suposta tentativa de assassinato contra o presidente reeleito Daniel Noboa. Um relatório do Comando Conjunto das Forças Armadas, com data de 17 de abril e assinado pelo coronel do Exército Rolando Proaño, afirma que após a reeleição de Noboa no fim de semana passado, “começaram os deslocamentos de assassinos de aluguel do México e outros países para o Equador, com a finalidade de realizar atentados terroristas contra o Presidente da República” e seus funcionários mais próximos. Noboa terá um novo mandato até 2029 após vencer, no segundo turno, a esquerdista Luisa González, que não reconhece a derrota. “Condenamos e repudiamos energicamente qualquer tentativa de atentar contra a vida do senhor Presidente da República, autoridades do Estado e funcionários públicos”, afirmou o Ministério do Governo em um comunicado divulgado neste sábado, horas após a divulgação do documento militar nas redes sociais. O relatório adverte sobre “o planejamento de possíveis atentados terroristas” em infraestruturas rodoviárias, bancos e instituições do Estado. Também menciona a realização de protestos “violentos” no país e recomenda reforçar o esquema de segurança do chefe de Estado. “O Estado está em alerta máximo”, afirmou o Ministério do Governo em seu comunicado. “As Forças Armadas, a Polícia Nacional e os organismos de inteligência estão trabalhando de forma articulada para neutralizar qualquer ameaça”. O governo de Noboa responsabilizou “estruturas criminosas, em conluio com setores políticos derrotados nas urnas” pelo suposto plano de assassinato, sem revelar detalhes ou nomes. Os governos esquerdistas de Gustavo Petro na Colômbia e Claudia Sheinbaum no México se abstêm de reconhecer a vitória de Noboa após as acusações de fraude de González, descartadas por observadores da União Europeia e da Organização dos Estados Americanos. O México rompeu relações com o Equador em abril do ano passado, quando Noboa ordenou a invasão da embaixada do país em Quito para capturar o ex-vice-presidente Jorge Glas, condenado por peculato e que estava asilado na representação diplomática. Antes considerado um símbolo de paz em uma região conflituosa, o Equador atualmente é cenário de uma guerra territorial entre narcotraficantes e grupos mafiosos internacionais. Noboa, que em 2024 declarou o país em conflito armado interno, busca enfrentar a violência criminosa com uma política de linha dura para a qual busca o apoio de países aliados.   Fonte: R7 Foto: Rodrigo Buendia / AFP

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Chineses viralizam ao afirmar que marcas de luxo vendem bolsas fabricadas por eles

Conforme a Casa Branca anunciou na última terça-feira (15), as taxas sobre produtos chineses exportados para os EUA agora podem chegar a 245%. Descontentes com a situação e temorosos em relação ao impacto que a guerra tarifária de Donald Trump pode causar, empresários da indústria têxtil chinesa resolveram expor no TikTok uma suposta farsa na cadeia de produção das grifes de luxo e a diferença de preço entre os produtos com e sem etiqueta. Alegando que fornecem bolsas para famosas casas de moda, os fabricantes afirmam que os itens que levam etiquetas “Made in Italy” ou “Made in France”, na verdade, são desenvolvidos na China, onde os preços dos acessórios ficam muito mais em conta. Segundo eles, modelos que custam cerca de R$ 8 mil para serem produzidos, chegam a ser vendidos por aproximadamente R$ 200 mil na Terra do Tio Sam. “Este estoque é o que sobra da produção de bolsas para marcas de luxo europeias, mas, graças às tarifas de Trump, não posso mais exportar para os EUA”, afirma um dos comerciantes enquanto passeia por um armazém cheio de bolsas. “Durante décadas, o Ocidente chamou o ‘Made in China’ de barato, enquanto nós, silenciosamente, criávamos suas bolsas de US$ 20 mil ‘Made in Italy’”, complementa. Veja no TikTok! Os vídeos, é claro, chegaram como uma bomba na plataforma, onde as publicações atingiam milhões de visualizações antes de serem derrubadas. Muitos dos conteúdos eram acompanhados de links, oferecendo aos usuários a oportunidade de comprar as peças “sem etiqueta”. “Mais de 90% do preço de uma bolsa de luxo está no logo. Se você não liga para a marca, pode comprar o mesmo produto conosco por muito menos”, promovia um fornecedor que teve sua conta banida. Ainda que muitos espectadores não tenham dado credibilidade às “denúncias”, centenas de consumidores começaram a questionar a autenticidade dos produtos e seu verdadeiro valor. Enquanto isso, grifes centenárias correram para a internet no intuito de desmentir as informações, afirmando repetidamente que não fabricam produtos na China e que protegem rigorosamente suas cadeias de produção. A Hermès é uma das etiquetas que defende veementemente que suas peças são produzidas 100% na França – Divulgação/Hermès No entanto, a verdade é que a União Europeia autoriza que uma mercadoria seja etiquetada com “Feito na França” ou “Feito na Itália” mesmo que só o acabamento seja realizado nestes países. Não é uma prática ilegal. Ainda que os empresários estejam blefando ou fazendo falsas afirmações, as dúvidas que tais publicações despertam são válidas. Onde os itens de luxo são realmente feitos? A tão famigerada qualidade dos produtos é real ou não passa de um artifício de marketing? A transparência das grifes em relação ao seu processo de produção é suficiente? Quanto é o custo de produção? Qual a margem de lucro? Em um mundo com recursos cada vez mais escassos, ainda há espaço para esse tipo de exploração? Enquanto tantas reflexões ganham espaço nas redes sociais, as etiquetas agora se perguntam como vão superar o baque da guerra tarifária e da “Trade War TikTok”, como ficou conhecida a onda de vídeos expondo as grandes marcas. O momento é delicado. Na segunda-feira (14), o grupo LVMH, dono de marcas como Louis Vuitton, Dior, Fendi, Givenchy e Celine, divulgou que as vendas de roupas e artigos de couro caíram 5% no primeiro trimestre. Agora, com a credibilidade das etiquetas abalada, a recuperação será ainda mais difícil. “Não subestime o que isso pode significar para o luxo”, escreveu o especialista em marketing Fabio Becheri em uma publicação no LinkedIn. “Esses vídeos podem parecer apenas ruído, mas a narrativa que eles estão promovendo pode, discretamente, remodelar a forma como as pessoas percebem valor, origem e autenticidade”, defende.   Fonte: R7 Foto: Reprodução/Instagram

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