Um adolescente de 13 anos foi flagrado consumindo bebida alcoólica na noite do último sábado (9), em um bar localizado no Jardim Santa Eulália, em Limeira (SP). O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante uma operação de fiscalização.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, os GCMs Ruy e Caparroti prestavam apoio à fiscalização da Prefeitura de Limeira quando encontraram o adolescente com um copo da bebida conhecida como “tchay” – uma mistura de gin, energético e gelo. Ao ser questionado, o menor afirmou que comprou a bebida no local por R$ 10,00.
O dono do bar, de 22 anos, foi abordado, confirmou a venda, e foi conduzido ao Plantão Policial, onde teve a prisão em flagrante decretada com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o adolescente, já que a mãe dele estava fora da cidade e nenhum outro responsável foi localizado no momento da abordagem.
A bebida foi apreendida e encaminhada para perícia. Após a análise do caso, a autoridade policial determinou fiança no valor de um salário mínimo. A fiança foi paga pelo sócio, e o comerciante foi liberado.
Além disso, o bar também foi notificado por outras irregularidades administrativas identificadas durante a fiscalização da Prefeitura de Limeira.