Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Acre lidera incidência de dengue no país e registra 85% do total de casos de 2024

Apesar de em 2024 ter ficado de fora do pódio de estados com maiores taxas de incidência de dengue, o Acre começou 2025 liderando o ranking nacional. Desde a primeira semana do ano, o estado está em primeiro lugar em quantidade de casos prováveis da doença por 100 mil habitantes. Em 51 dias, o Acre já registrou 85% do total de casos do ano passado.

Ano passado, o Brasil teve o pior ano da dengue da história. Foram mais de 6,6 milhões de casos e 6.216 mortes confirmadas, sendo que outras 489 ainda estão em investigação. O Acre chegou ao fim do ano em 13º lugar na lista de incidência da doença, com 769,9 casos por 100 mil habitantes. O Distrito Federal, Minas Gerais e o Paraná ficaram com as maiores taxas.

Em 2025, contudo, o estado da região Norte do país começou à frente e se mantém na posição. Atualmente, são 661,3 casos registrados por 100 mil habitantes — 5.824 em números absolutos. O estado decretou emergência em saúde pública por causa da dengue em 9 de janeiro. O recorde de casos no Acre foi em 2021, com 14.023, mais que o dobro de 2024 (6.780).

O secretário adjunto da secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Rivaldo Cunha, explica que a dengue tem perfil sazonal, com ocorrência que “oscila de região para região, de ano a ano”.

Ele justifica o aumento de casos no Acre pelas mudanças climáticas, que criaram períodos chuvosos e temperaturas elevadas — “dois fatores que têm ligação intrínseca com a proliferação do Aedes aegypti” —, e pela rotatividade de diferentes sorotipos da doença.

“Relativamente, são poucos casos, mas como a população é baixa, esse coeficiente fica elevado, sobretudo em localidades como Cruzeiro do Sul e Rio Branco”, detalha.

Segundo a Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Acre, a alta quantidade de registros também pode ser associada ao aumento das testagens e melhoria nos programas de vigilância que identificam os casos.

A pasta ressalta que está atenta ao aumento de casos e continua o monitoramento e controle da circulação do mosquito transmissor.

“Estamos igualmente empenhados em ampliar a conscientização e garantir a cooperação de todos para o sucesso dessas ações. Considerando que a doença possui grande ciclo no início do ano, é de extrema importância que medidas preventivas sejam intensificadas para evitar o agravamento da situação.”

Cenário no Brasil
O Brasil chegou a 152 mortes causadas por dengue em 2025 nessa quinta-feira (20), com outros 360 óbitos ainda em investigação. Isso representa uma média de três mortes por dia. Desde o começo do ano, 352 mil casos prováveis da doença foram contabilizados em todo o país, com uma taxa de incidência nacional de 169,2 casos por 100 mil habitantes.

Do total de mortes registradas no país, 77% são de São Paulo, com 118. Goiás, Minas Gerais e Pará estão empatados em segundo lugar, com cinco óbitos.

Paraná tem quatro, e Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro registraram três cada. Acre e Amapá têm duas mortes cada, e Mato Grosso do Sul e Sergipe registraram um óbito cada. As outras unidades da Federação não tiveram mortes pela doença até o momento.

São Paulo também lidera em números absolutos de casos prováveis, com quase 60% dos registros. São 209 mil desde o começo do ano. Minas Gerais está atrás, com 41 mil, seguido de Goiás, com 20.039, e Paraná, com 19.821.

Já se tratando sobre coeficiente de incidência, o Acre lidera entre as unidades da Federação. São 661,3 casos por 100 mil habitantes. São Paulo é o segundo colocado, com 454,9 por 100 mil, e Mato Grosso registra taxa de 372,2 por 100 mil.

Fonte: R7

Atualização sobre Explosão em Residência na Brasilândia: Bisavô da vítima preso por Homicídio

Um dia anterior a explosão o pai da bebê teria visto o bisavô entrando na residência com um botijão de gás  Na manhã desta terça-feira (22), uma explosão em uma residência na Brasilândia, zona norte de São Paulo, resultou na morte de um bebê de quatro meses e deixou outras três pessoas feridas. O homem de 73 anos preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão, foi identificado como Euclides Ferreira, bisavô da vítima.  Euclides teve 50% do corpo queimado na ação e foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. As outras vítimas, todas da mesma família, incluem uma adolescente de 12 anos e dois adultos, pais das crianças.  O Portal Veloz teve acesso ao Boletim de Ocorrência, no qual, Vinícius de Medeiros Bispo, pai da bebê Maitê Alice Ferreira Medeiros, relatou à polícia que Euclides já havia ameaçado a família de morte e que havia desavenças constantes no local. Vinícius, sua companheira, enteada e filha viviam no andar superior do imóvel, enquanto Euclides residia no andar de baixo.  Vinícius contou que, no dia anterior à explosão, viu Euclides entrando no imóvel com um botijão de gás, o que lhe causou estranheza, pois o homem havia comprado um botijão recentemente. Na unidade de saúde, Euclides afirmou que na manhã da explosão abriu o botijão, que estava vazando gás e não conseguiu mais fechar.  Duas horas depois, ao acender um isqueiro para iluminar o quarto e procurar seu celular, ocorreu a explosão. Euclides também mencionou ter muitos problemas com sua neta e o companheiro dela, que moravam na parte de cima da casa. O suspeito é acusado pelos crimes de explosão, lesão corporal qualificada e homicídio qualificado. A polícia solicitou a prisão preventiva de Euclides, enquanto as investigações continuam. (Renan Isaltino)

Veja mais

Explosão em Residência na Brasilândia: Homem de 73 Anos Preso por Homicídio

O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses  Na manhã desta terça-feira (22), uma tragédia abalou a comunidade da Brasilândia, na zona norte de São Paulo. Um homem de 73 anos foi preso em flagrante por homicídio, suspeito de ter causado a explosão que fez uma residência desabar. O incidente resultou na morte de um bebê de quatro meses, que não resistiu aos ferimentos, e deixou outras cinco pessoas feridas, incluindo o próprio suspeito.  De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem preso teve 50% do corpo atingido por queimaduras de primeiro e segundo graus no pescoço e no tronco. Ele foi socorrido sob escolta ao pronto-socorro do Hospital Geral Vila Penteado. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito é proprietário do imóvel onde as vítimas residiam e havia discutido com os inquilinos devido à falta de pagamento. Durante a discussão, ele teria causado a explosão, que foi motivada por um vazamento de gás de cozinha (GLP), conforme apurado pelo Corpo de Bombeiros.  O recém-nascido foi uma das seis vítimas socorridas pelos bombeiros. Ele foi internado no Hospital da Brasilândia, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. As outras cinco vítimas são da mesma família: o pai, a mãe e seus três filhos, sendo duas crianças e o bebê. Todos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O suspeito permanece sob custódia, enquanto as vítimas recebem o suporte necessário. (Renan Isaltino)                                          O idoso de 73 anos foi socorrido com 50% do corpo queimado    Foto: divulgação RECORD

Veja mais

BAEP detém dois indivíduos por tráfico de drogas em Artur Nogueira

 A equipe policial teria recebido uma denuncia que informava a prática do tráfico de drogas  Uma equipe do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) recebeu uma denúncia na noite desta segunda-feira (21),  informando sobre a prática de tráfico de drogas na Praça da Rua Ângelo Tebaldi, localizada no Jardim Planalto, em Artur Nogueira (SP). Segundo a denúncia, três indivíduos, sendo dois homens e uma mulher, estavam envolvidos na atividade ilícita, utilizando um veículo BMW azul.  Imediatamente, a equipe deslocou-se para o local indicado. Ao perceberem a presença policial, vários indivíduos correram em disparada. No entanto, foi possível visualizar um homem ao lado de uma mulher, que dispensou um porta-objetos preto no chão antes de tentar fugir. Ambos foram abordados em seguida. Com os indivíduos, sendo um de 20 anos e um de 16 anos. Nada de ilícito foi encontrado com eles, mas ao vistoriar o porta-objetos, foram localizadas 16 porções de drogas tipo “dry”, uma porção de maconha e R$ 142 reais em notas diversas.  Ato contínuo, a equipe abordou um veículo BMW modelo 320i, com um indivíduo em seu interior. O condutor, um jovem de 19 anos, foi abordado e nada de ilícito foi encontrado com ele. No entanto, ao vistoriar o veículo, foram encontrados dois tijolos de substância análoga à maconha embaixo do banco do motorista.  Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois indivíduos maiores de idade e de apreensão para a adolescente de 16 anos. Seus direitos constitucionais foram lidos e todos foram conduzidos ao Plantão Policial de Artur Nogueira, onde não foi necessário o uso de algemas. A autoridade policial deliberou pela elaboração do Boletim de Ocorrência de Tráfico de Drogas, mantendo os indivíduos maiores de idade à disposição da justiça e liberando a adolescente para seus responsáveis. (Renan Isaltino)  Foto: divulgação BAEP

Veja mais