Portal Veloz

FAB conclui 1ª etapa envolvendo queda de avião em SP e libera área do acidente

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) concluiu a ação inicial envolvendo a queda do avião em Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, nesta sexta-feira (7). Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), com a conclusão da etapa, foram retirados os elementos essenciais para análise da investigação, liberando, ainda, a área do acidente.

A ação inicial consiste no uso de técnicas específicas, conduzidas por profissionais, que são responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações essenciais para a investigação.

Apesar da conclusão da etapa, a investigação do caso segue em andamento, “a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes”. A FAB informou que conclusão da investigação terá o “menor prazo possível”, mas dependendo da complexidade da ocorrência.

Acidente São Paulo
Um avião de médio porte, prefixo PS-FEM, caiu na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7). A aeronave, que decolou do aeroporto Campo de Marte, atingiu um ônibus que estava na via. O avião ia para Porto Alegre (RS).

Ao menos duas pessoas morreram carbonizadas, segundo o capitão Melo, do Corpo de Bombeiros. Seis pessoas ficaram feridas: cinco estavam no ônibus, e um motociclista que passava pelo local e caiu na hora do acidente.

Todas as vítimas foram socorridas a hospitais de São Paulo e não correm risco de morte. Uma vítima que estava no ônibus e foi levada para a Santa Casa bateu a cabeça no interior do ônibus e está sob cuidados médicos.

O desastre ocorreu muito perto dos CTs (Centros de Treinamento) do Palmeiras e do São Paulo, que são vizinhos de muro.

Acidentes aéreos
O Painel do Cenipa, da Força Aérea, mostra que o país registrou 20 acidentes aéreos, sendo quatro deles com óbitos. Além disso, o sistema indica que oito pessoas morreram em decorrência de ocorrências aeronáuticas.

Todas as informações são computadas pelo Cenipa, que é órgão responsável pela investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos. Toda a apuração é feita de forma independente, visando prevenir novas ocorrências e melhorar a segurança de voo.

 

Fonte: R7

 

×

Buscar no Portal Veloz