Portal Veloz

São Paulo envia novo contingente para reforçar missão humanitária brasileira na Venezuela

Equipe formada por bombeiros especializados e integrante da Defesa Civil embarca neste domingo (28) com equipamentos de alta tecnologia para apoiar as operações de resgate após os terremotos que devastaram o país

O Governo do Estado de São Paulo enviará neste domingo (28) um novo contingente para reforçar a missão humanitária brasileira na Venezuela, ampliando o apoio às operações de busca, resgate e assistência às vítimas dos terremotos que atingiram o país.

A nova equipe será formada por 16 bombeiros militares especializados em busca e salvamento em estruturas colapsadas e um representante da Defesa Civil do Estado. O grupo irá fortalecer a atuação brasileira nas ações de resgate, atendimento humanitário e coordenação das operações em áreas atingidas pelo desastre.

Além do efetivo especializado, São Paulo enviará dois geradores de energia de última geração e um equipamento de internet via satélite. Os recursos permitirão maior autonomia às equipes de resgate, garantindo fornecimento de energia e restabelecimento das comunicações em regiões onde a infraestrutura foi severamente comprometida pelos tremores.

Representando a Defesa Civil paulista, embarca para a missão o tenente Ramatuel Silvino, chefe de Operações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Com experiência em gestão de crises, coordenação operacional e análise de dados em situações de desastre, o oficial será responsável por auxiliar na produção de informações estratégicas que orientarão o planejamento das operações e a tomada de decisões em campo.

Segundo o tenente, os equipamentos levados pelo Estado representam um importante avanço tecnológico para atuação em cenários de desastre.

“Estes equipamentos que estamos levando são modernos e ajudarão em situações extremas. Os geradores são eletrônicos e, por isso, não dependem de combustível. Consequentemente, não emitem poluentes e podem ser utilizados, por exemplo, em locais confinados, sem risco de contaminação do ar pela emissão de gases da queima da gasolina”, explicou.

A participação paulista reúne profissionais altamente capacitados e treinados conforme protocolos internacionais de resposta a desastres. O reforço enviado neste domingo complementa o primeiro contingente mobilizado pelo Estado, ampliando a contribuição de São Paulo na missão humanitária coordenada pelo Governo Federal.

Reconhecido pela estrutura de monitoramento, capacidade de resposta rápida e integração entre os órgãos de proteção e defesa civil, o Estado disponibiliza sua expertise operacional, tecnológica e logística para colaborar com o salvamento de vidas e o atendimento às comunidades afetadas.

A iniciativa ocorre em cooperação com o Governo Federal, responsável pela coordenação da missão brasileira na Venezuela, e reforça o compromisso de São Paulo com a solidariedade internacional, a cooperação entre instituições e a preservação da vida em situações de emergência. (Renan Isaltino)

Fonte: agência SP

Foto: divulgação Defesa Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o canal do Portal Veloz No Youtube

×

Buscar no Portal Veloz