Portal Veloz

Americana realiza Plenária Municipal Ampliada de Saúde nesta sexta-feira

A atividade tem como objetivo analisar a situação da saúde local, eleger delegados e construir as propostas que vão representar o município nas conferências

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (COMSAUDE), realiza a Plenária Municipal Ampliada nesta sexta-feira (26), a partir das 17h30. O evento será promovido de forma online e é uma etapa preparatória para a 10ª Conferência Estadual de Saúde e para a 18ª Conferência Nacional de Saúde. O tema central é “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

Os interessados em participar podem se inscrever até as 18h de sexta, por meio do site saudeamericana.com.br/v2/plenaria, onde está disponível também o regimento da Plenária. Após a inscrição, o link de acesso à reunião será enviado ao participante por e-mail.

A atividade tem como objetivo analisar a situação da saúde local, eleger delegados e construir as propostas que vão representar o município nas conferências. Os debates serão divididos em quatro eixos temáticos:

 

  • Democracia, saúde como direito e soberania naciona
  • Financiamento adequado e suficiente para o SUS, justiça tributária e sustentabilidade
  • Desafios para o SUS na defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental
  • Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

 

Ao todo, serão definidas oito diretrizes, sendo uma estadual e uma nacional para cada eixo

“A Plenária é um espaço fundamental para fortalecer o diálogo entre a população, os trabalhadores da saúde, os gestores e os prestadores de serviço. É uma oportunidade para que as necessidades e propostas construídas em Americana contribuam diretamente para os debates estaduais e nacionais, reforçando a participação democrática na construção de políticas públicas de saúde”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Messias José Celestino de Carvalho.

A base dos debates será composta pelas propostas da 11ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em setembro do ano passado na Faculdade de Americana (FAM). O público será dividido em quatro categorias de participantes: membros natos (conselheiros do COMSAUDE), delegados eleitos, convidados e observadores. Para a composição dos delegados com direito a voto, será respeitado o princípio da paridade: 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde. Serão eleitas oito pessoas delegadas titulares e oito suplentes para representar Americana nas etapas seguintes.

“Americana tem avançado constantemente no fortalecimento da rede municipal de saúde, e a participação da sociedade é essencial nesse processo. A Plenária permite que diferentes segmentos contribuam com propostas e reflexões sobre os desafios atuais do SUS, ajudando a construir caminhos para uma assistência cada vez mais qualificada, humanizada e alinhada às necessidades da população”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Cronograma do evento:

17h30: Credenciamento e abertura dos acessos

18h: Abertura oficial e leitura do regimento

18h30: Apresentação de propostas e grupos temáticos

19h30: Eleição das pessoas delegadas

20h: Plenária Final (deliberação e aprovação de diretrizes)

20h30: Encerramento

Foto: Prefeitura de Americana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz