Portal Veloz

Levantamento aponta índice satisfatório de infestação do Aedes em Limeira

A Secretaria de Saúde de Limeira divulgou o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada em janeiro, que aponta Índice de Infestação Predial de 0,4% no município. O indicador está abaixo de 1%, parâmetro considerado satisfatório pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), demonstrando cenário positivo no controle do Aedes aegypti.

Durante o levantamento, foram inspecionados 4.932 imóveis distribuídos em oito áreas urbanas. Todas as regiões foram classificadas como satisfatórias, embora a Área 8 tenha registrado o maior índice (0,63%), seguida da Área 1 (0,5%), Área 3 (0,5%) e Área 4 (0,5%). As demais áreas apresentaram índices entre 0,32% e 0,46%.

Entre os bairros que integram a Área 8 estão Centro, Cidade Jardim, Real Parque, São Roque, São Manoel e Santa Cecília. Já a Área 1 abrange regiões como Boa Vista, Granja Machado, Planalto e Nova Limeira, a Área 3, Alto dos Laranjais, Campo Belo e Gustavo Piccinini, e a Área 4, Bartolomeu Grotta, Regina Bastelli e Cecap. A Secretaria destaca que, apesar da classificação satisfatória, essas localidades merecem atenção redobrada por concentrarem os maiores índices do município.

O levantamento também identificou 1.164 recipientes com água, sendo que 31 apresentaram larvas do Aedes aegypti. Peças e sucatas, latas e frascos inservíveis e pratos de vasos de plantas foram os recipientes que mais acumularam água, reforçando a importância da eliminação de materiais descartáveis.

A ADL é realizada três vezes ao ano e orienta as ações da equipe de prevenção às arboviroses, direcionando estratégias operacionais para reduzir os criadouros. “O índice satisfatório mostra que as ações de controle vêm surtindo efeito, mas não podemos relaxar. Esses dados nos ajudam a identificar as áreas que precisam de maior atenção e direcionar as estratégias de prevenção, sempre contando com a colaboração da população na eliminação de criadouros”, destacou Pedrina Rodrigues Costa, coordenadora da Divisão de Zoonoses.

ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO PARA DENGUE

Conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, índices abaixo de 1% indicam cenário “satisfatório”. Entre 1% a 3,9%, a situação é classificada como “alerta”, enquanto números superiores a 3,9% configuram quadro de “risco” para os casos de dengue.

DADOS

Atualmente, há 624 notificações de dengue no município. Desse total, 411 foram descartados, 207 estão em investigação e 6 receberam confirmação.

 

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz