A Prefeitura de Americana terá representante na delegação brasileira da Conferência Mundial da ONU Mulheres – CSW70, que será realizada em Nova Iorque (EUA), de 9 a 19 de março. A diretora de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, foi habilitada pelo Ministério das Mulheres para integrar a equipe.
A Conferência é o principal espaço intergovernamental global dedicado à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres
A delegação brasileira será composta por representantes dos setores da sociedade civil; academia; sistema de justiça; organismos internacionais; governos municipais; governos estaduais e governo federal. Os contemplados fizeram suas inscrições para participar do processo de seleção e foram convocados mediante chamada pública, publicada em 12 de fevereiro no órgão oficial.
O prefeito Chico Sardelli comemorou a indicação e a participação do governo municipal na Conferência Mundial da ONU. “Americana tem traçado um caminho de desenvolvimento, com avanços em todas as áreas, priorizando sempre a qualidade de vida e a garantia dos direitos voltados à população. A participação do governo municipal, por meio da diretora Beatriz, é também um reconhecimento deste trabalho do qual ela faz parte e que trará muitas ações positivas para aprimorarmos as políticas públicas da cidade”, disse.
A Conferência terá como foco: garantir e fortalecer o acesso à justiça para mulheres e meninas (tema prioritário); participação política e enfrentamento às violências (tema de revisão); e empoderamento de mulheres idosas (tema emergente).
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Americana, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, ressaltou a importância da participação do governo municipal na discussão mundial sobre políticas públicas voltadas às mulheres.
“É uma referência para a cidade esse engajamento e representatividade do governo municipal junto à ONU Mulheres. Por todas as políticas públicas que a gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi já implantou e defende, Americana estará muito bem representada com a nossa diretora Beatriz, que tem a competência de estar nesse lugar nos representando”, disse.
“Será uma honra representar Americana e as mulheres do nosso país nessa Conferência Mundial. Participar dos debates e contribuir para a transformação dos sistemas para efetivar a justiça social para mulheres e meninas, pela eliminação de todas as formas de violência e a concretude da equidade de gênero. Vamos levar as experiências da nossa cidade e certamente trazer muitos conteúdos e boas práticas que possam aprimorar as Políticas para as Mulheres em Americana”, disse Beatriz, que tem mais de 18 anos de experiência em gestão estratégica de políticas públicas sociais.
Currículo
Beatriz Betoli Bezerra: Psicóloga e Cientista Social com especializações em Psicologia Social, Psicologia Jurídica e Infância, em Gênero e Políticas Públicas, além de Orçamento e Finanças com enfoque em Gênero.
Possui experiência na implantação e desenvolvimento de metodologias inovadoras para políticas sociais de Assistência Social, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.
Dirige as Políticas para as Mulheres e Promoção da equidade de Gênero no município, realizando a implantação do Programa Americana por Elas, que consolidou o Protocolo de Atendimento à Mulheres em situação de violência e a implementação de ações e de campanhas permanentes de prevenção à violência contra as mulheres.
Atua na direção dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atendem mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social e violência, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Abrigo para mulheres em situação de violência, dentre outros serviços e programas sociais.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana









