Evento teve 500 horas de festa e foi marcado por trabalho integrado entre diversos órgãos públicos, ações de cuidado e organização nos blocos espalhados pela cidade
O Carnaval de Campinas reuniu 288 mil pessoas em nove dias de programação em 2026 e registrou aumento de público em relação a 2025, quando 250 mil foliões participaram do evento.
A programação de 2026 contou com dois finais de semana de pré-Carnaval, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, além de 7 e 8 de fevereiro, e cinco dias de folia oficial, entre 13 e 17 de fevereiro. Ao todo, 64 blocos passaram pelas ruas da cidade durante o período, levando música, diversidade cultural e ocupação dos espaços públicos em diferentes regiões. Em relação à duração da festa, também houve ampliação. Em 2025 foram 240 horas de programação, enquanto em 2026 o total chegou a 500 horas de atividades com o pré-Carnaval e os dias oficiais.
Neste ano, moradores e turistas puderam conferir a programação completa pelo site campinas.sp.gov.br/carnaval, onde também estão disponíveis as fotos dos blocos.
Planejamento integrado
O prefeito Dário Saadi destacou que o evento foi resultado de planejamento antecipado e da integração entre diversas secretarias municipais e outros órgãos públicos parceiros, dentro de um trabalho contínuo realizado pela administração.
“Tivemos organização, cuidado com as pessoas e responsabilidade na execução. O Carnaval exige uma atenção especial pela dimensão da festa, mas ele se soma a um trabalho permanente de manutenção da cidade. Além de promover cultura e lazer, a preparação para os blocos reforça ações que já fazem parte da rotina do município”, afirmou.
Cultura e participação das famílias
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, ressaltou o clima de alegria e a presença das famílias nos blocos espalhados por diferentes regiões da cidade.
“É uma alegria ver as pessoas curtindo a folia e ocupando os espaços públicos. Tivemos muitas famílias participando, crianças, jovens e idosos aproveitando a programação com segurança. O Carnaval de Campinas mostra a força da nossa cultura e como a festa pode ser democrática e acolhedora”, destacou.
Entre os foliões, a moradora Jéssica Andrade participou do bloco União Altaneira e aprovou a organização. “Eu vim com meus amigos e achei tudo muito tranquilo e animado. Foi bonito ver tanta gente reunida, famílias inteiras curtindo. O União Altaneira trouxe uma energia incrível”, comentou.
Paulo Antunes também aproveitou a festa e marcou presença no bloco Unidos da Tribo. “O Carnaval de Campinas está cada vez melhor. Curti muito o Unidos da Tribo, estava organizado e com uma vibração muito positiva. Dá orgulho ver a cidade promovendo uma festa assim”, afirmou.
Ações de cuidado e conscientização
O Carnaval de Campinas 2026 foi marcado por uma programação mais extensa e intensa. No pré-Carnaval e nos cinco dias oficiais, a cidade contabilizou 64 blocos e 500 horas de festa. No ano anterior, em 2025, também somando pré-Carnaval e Carnaval, foram 60 blocos e 240 horas de programação. O destaque deste ano foi a ampliação do tempo de atividades, que garantiu mais horas de alegria e ocupação cultural nas ruas.
Durante a folia, a Prefeitura de Campinas promoveu ações voltadas ao bem-estar dos foliões. Houve entrega gratuita de água, distribuição de adesivos de conscientização, instalação de tenda de acolhimento para atendimento em casos de assédio e a entrega de 2 mil tampas de proteção para copos, como medida preventiva para reforçar a segurança do público.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas











