Sistema avança nesta quarta (18) e, combinado ao calor e à umidade da Amazônia, aumenta risco de chuva forte e transtornos no Sudeste
Depois dos dias de sol e pouca chuva durante o carnaval, o tempo volta a mudar de forma significativa no Sudeste do Brasil. A partir desta quarta-feira (18), uma nova frente fria avança pela costa da região e coloca o interior de São Paulo em alerta para pancadas fortes e temporais, segundo a Climatempo.
A frente fria se organizou na costa da Região Sul e começa a avançar pelo Sudeste ao longo do dia, passando pelo litoral paulista e seguindo em direção ao Rio de Janeiro. A atuação desse sistema, combinada ao excesso de calor já presente sobre a região e à intensificação da corrente de ar quente e úmido vinda da Amazônia, cria condições ideais para a formação de nuvens carregadas.
Interior paulista sob maior risco
No estado de São Paulo, o risco de temporais é elevado principalmente nas regiões central, norte e leste, áreas que incluem grande parte do interior. As pancadas podem ser fortes, com raios, rajadas de vento e chuva volumosa em curto período, aumentando o potencial para alagamentos, quedas de árvores e outros transtornos.
Além disso, o enfraquecimento da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que vinha inibindo a formação de nuvens mais carregadas, também contribui para o retorno das instabilidades.
Chuva se espalha pelo Sudeste
Nesta quarta-feira (18), o alerta é maior para São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais. Já no fim da semana, a frente fria avança em direção à divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, enquanto a umidade ganha força sobre o norte e leste de Minas Gerais e o Espírito Santo, ampliando as áreas de instabilidade.
A previsão indica que os episódios de chuva podem ser frequentes até o fim da semana, com potencial para volumes elevados em diversos pontos do Sudeste.
Imagem e fonte: Climatempo











