Paciente começou a apresentar sintomas em dezembro do ano passado; município soma 14 casos confirmados da doença em 2026, sem mortes no período
A Vigilância Epidemiológica de Americana informou nesta sexta-feira (13) que o óbito por dengue ocorrido em 2026 será contabilizado nas estatísticas de 2025. A medida segue critérios técnicos que consideram a data de início dos sintomas como referência para o enquadramento dos casos.
De acordo com o órgão municipal, o paciente que morreu neste ano começou a apresentar sintomas da doença em dezembro de 2025. Por esse motivo, a ocorrência é registrada na semana epidemiológica correspondente ao ano anterior.
A orientação segue diretrizes do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que determina que a data de início dos sintomas é a variável utilizada para definir a classificação estatística dos casos e óbitos por dengue.
Com isso, até esta sexta-feira (13), o município contabiliza 14 casos confirmados de dengue em 2026 e nenhum óbito registrado no período.
Foto: Prefeitura de Americana










