Em caso de exposição ao risco, Limeira oferece PEP e PrEP gratuitamente no Semil
Com a chegada do Carnaval, a Secretaria de Saúde de Limeira reforça a importância dos cuidados com a saúde sexual. O uso do preservativo continua sendo a forma mais eficaz de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites virais, além de evitar gravidez não planejada. Além de acessível, o preservativo é distribuído gratuitamente nas unidades de saúde do município.
Caso ocorra alguma relação desprotegida ou situação de risco, é possível recorrer à Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O método consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias, capazes de reduzir significativamente as chances de infecção pelo HIV. Para ser eficaz, a PEP deve ser iniciada o quanto antes, preferencialmente nas primeiras duas horas, com prazo máximo de até 72 horas após a exposição.
Outra estratégia preventiva é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para pessoas com maior vulnerabilidade ao HIV. Nesse caso, o medicamento é utilizado de forma contínua, antes de possíveis exposições, como uma proteção adicional. A PrEP é segura, eficaz e deve ser acompanhada por equipe de saúde.
Onde encontrar atendimento
Em Limeira, tanto a PEP quanto a PrEP estão disponíveis gratuitamente no Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas (Semil), que oferece ainda testagem rápida, orientação e acompanhamento multiprofissional. Vinculado à Secretaria de Saúde, fica na Rua Sergipe, 906, Vila Cristovam, e também atende moradores de Cordeirópolis, Engenheiro Coelho e Iracemápolis.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Fora desse horário, nos casos em que houver indicação da PEP — que deve ser iniciada o mais rápido possível após a exposição — a orientação é procurar os serviços de pronto atendimento da Santa Casa, Humanitária ou hospitais particulares. Durante a semana do Carnaval, o Semil não terá atendimento na segunda (16) e terça-feira (17), retomando as atividades na quarta-feira (18), a partir das 12h.
Já a PrEP é dispensada exclusivamente no Semil, mediante avaliação da equipe de saúde. A Secretaria reforça que a prevenção continua sendo a melhor escolha: usar preservativo, realizar testagens regulares e buscar orientação profissional são atitudes que ajudam a garantir um Carnaval mais seguro e tranquilo para todos.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Limeira











